Lúcifer na Maçonaria / Parte 1

Lúcifer Maçonaria Pacto | Maçonaria e SatanismoNesse Post falaremos, finalmente, sobre a questão mais polêmica que envolve a Maçonaria: As muitas citações sobre Lúcifer, vindas de renomados escritores da Ordem.

Como vocês puderam ver, no Post “Maçonaria para Não-Maçons“, há uma clara citação do Maçon Manly Hall que fala sobre Lúcifer:

“Quando o maçom aprende que o segredo para o guerreiro é a correta aplicação do dínamo do poder da vida, ele aprendeu o mistério de sua Arte. As energias ardentes de Lúcifer estão em suas mãos e antes que ele possa avançar para frente e para cima, precisa provar sua capacidade de aplicar corretamente a energia.”

Saiba que ela não é a única. Por exemplo, há uma citação clara de Albert Pike sobre o mesmo:

Lúcifer, o portador da Luz! Lúcifer, o filho da manhã! É ele que traz a luz e que com seus esplendores intoleráveis, cega as almas frágeis, sensuais e mesquinhas? Não duvides!” (Existem outras citações sobre Lúcifer, vindas de Pike, mas essa talvez seja a mais usada pelos movimentos religiosos fervorosos que preferem fazer julgamentos, sem conhecimento de causa, à conhecer a verdade dos fatos).

Há também uma citação de Charles Leadbeater que deixarei para o final.

A primeira dessas citações veio de Pike, no século XIX. As outras analogias, dos demais escritores, provavelmente vieram dessa.

Talvez você esteja achando um tanto estranho, o fato de essas afirmações estarem sendo colocadas por uma pessoa que NÃO está usando essas informações para dizer que essa é a prova CONCLUSIVA de que a Maçonaria é Satânica.

Vamos tentar entender um pouco dessa história.

Quem é Lúcifer?

Antes de mais nada, é importante entendermos algo que você jamais verá nos sites protestantes/evangélicos, ao falar desse assunto (talvez porque eles nem saibam disso). Mas Lúcifer não tem relação alguma com a ideia de Demônio Cristão.

Aliás, nenhum dos nomes, além de Satan (que vem do hebraico “Shaitan” – que já falamos no Post anterior), tem a ver com qualquer tipo de demônio.

Todos os outros nomes de demônios são baseados em outras referências, que é o caso de Lúcifer.

Inclusive, um dos primeiros a atentar para isso, no século XX, foi o próprio Anton LaVey, pai do Satanismo Moderno.

Lúcifer é apenas a contraparte, em Latin, de Prometheus – o Antigo Titan da Mitologia GrePrometheus | Maçonaria e Satanismoga. Lúcifer é a tradução, em Latim, da expressão “Phosphorus” (ou “Heosphoros”) que é um dos sinônimos de Prometheus.

Talvez você já conheça a história de Prometheus, mas vou resumi-la aqui.

Prometheus foi o Titan que roubou o “Fogo dos Deuses” para dar aos homens. Quando foi pego pelos deuses, sua tortura foi cruel. Ele ficou acorrentado em uma rocha e todo dia vinha uma águia para comer o seu fígado. No dia seguinte, o fígado dele se recuperava, para que a águia voltasse a comê-lo novamente.

A princípio, Prometheus pode até não parecer uma figura tão importante, já que muitos acham que esse é o único ponto importante de sua história, porém, algumas das lendas contam que ele teria sido o criador dos seres humanos e, em virtude disso, existiria essa “afinidade” que o teria levado a tomar tal atitude em favor da humanidade.

Lembram dos Cátaros do Post “Satanismo na Idade Média“? Lembram que eles acreditavam que o Demônio era o responsável pela criação da humanidade?

Bem, talvez seja esse o motivo pelo qual a Igreja associou o nome de Lúcifer (Prometheus) com o Shaitan Bíblico. Além do fato, é claro, desse “fogo mitológico” ser considerado por muitos a representação do conhecimentos dos Deuses que teria sido roubado para ser dado aos homens (como a famosa história da Serpente que oferece a fruta Sagrada).

Na verdade, foi bem comum, na história da Santa Igreja, “demonizar” outros personagens de Mitologias que nada tinham a ver com as crenças Judaico-Cristãs.

Futuramente, o nome Lúcifer também foi utilizado em outros contextos, além da Mitologia Grega, mas nenhum deles da forma que o conhecemos hoje – como sinônimo de Satan.

“Então Não Era Bem Assim?”

O nome Lúcifer só passou a ser usado, como referências demoníaca, no início do século XX – e, mesmo assim, não foi tão rapidamente conhecido por todos, nos primeiros anos.

Ou seja, Albert Pike não fez essa referência pensando no demônio Cristão – e, muito menos, os demais autores Maçons o fizeram.

Até porque, se o “verdadeiro objetivo” da Maçonaria fosse a adoração ao Demônio, você acha que alguém arriscaria falar sobre isso em algum lugar?

Alguns ainda vão argumentar que “esses livros eram feitos naquela época exclusivamente para serem ‘fechados’ entre os maçons e não era para os demais terem acesso”. Porém, você não acha que se fosse isso essas referências não estariam diretamente nos Rituais da Ordem? Esses, inclusive, são mais “secretos” do que essa literatura, que é aberta, apesar de não ser tão difícil assim encontrar por aí algum sebo que venda esses Rituais – que pode ter sido arranjado de diversas formas.

Acreditar que “Maçonaria é Satânica” por causa de simples citações é uma grande falta de conhecimento. Primeiro porque Satanismo não é ADORAÇÃO AO DEMÔNIO e, Segundo, porque Lúcifer NÃO É UM DEMÔNIO.

No entanto, a verdade é que alguns grupos não admitem nada que não esteja de acordo com os seus princípios dogmáticos e consideram tudo como Demoníaco. É um grande exemplo da intolerância e da falta de respeito e compaixão que estes mesmos pregam em suas religiões (sejam elas quais forem).

Ah, e sabe porque eu havia deixado para o final a referência a Lúcifer feita por Charles Leadbeater? Veja:

“O 1º D. é o Lúcifer, que leva a luz a seus companheiros. O P.M.I. lhe dá a luz tomada do Fogo Sagrado e ele a leva ao V.M. que lhe ateia fogo num fio de cêra, com o qual acende a vela grande do castiçal à sua direita e depois apaga os fios com os apaga-luzes, sem jamais soprá-la, para não contaminar o Fogo Sagrado” com o hálito, que é impuro.”(citação de 1923)

Eu lhe pergunto: Agora que você sabe qual é a real referência, não ficou claro que a referência feita por Leadbeater não se trata de um Demônio?

Mas não se iludam, nada do que foi dito é capaz de mudar a cabeça daqueles que só enxergam aquilo que querem ver.

Espero que o Post tenha esclarecido a questão, que é bem simples de ser entendida (mas, infelizmente, uma das mais importantes). Com o tempo nos aprofundaremos nas questões mais específicas desses temas.

Antes de terminar, gostaria de avisar que faltou colocar uma citação sobre Lúcifer que também é citada por religiosos. Essa citação é feita por um famoso Maçon e Martinista conhecido como Papus.

Não coloquei essa referência porque a concepção dele sobre Lúcifer não é a mesma dos demais e não é minha intenção induzir pessoas ao erro. Em um futuro post, falaremos sobre algumas correntes místico-ocultistas que admitem a existencia de um ser espiritual, criador do nosso Universo, e que, devido às muitas referências, passou a ser chamado de Lúcifer (mas que também, incrivelmente, não tem nada de demônio).

Abraços a Todos!

 

Veja Também

Maçonaria e Satanismo / Proposta
Maçonaria para Não-Maçons / Parte 1
Maçonaria para Não-Maçons / Parte 2
Lúcifer na Maçonaria / Parte 1
Lúcifer na Maçonaria / Parte 2
O Bode na Maçonaria
Referências Bibliográficas / Maçonaria e Satanismo
This entry was posted in Maçonaria. Bookmark the permalink.

100 Responses to Lúcifer na Maçonaria / Parte 1

  1. Rogério B. de Carvalho says:

    Prezado amigo,

    Tenho lido o que você escrevera neste site e me considero um privilegiado de poder ler seus riquíssimos comentários. Mais interessante é você fazer esta desmistificação do conceito da palavra lúcifer com a figura demoníaca de Satanás. Gostaria que, se fosse possível, colocasse referências bibliográficas para que pudéssemos, nós – os leitores -, pesquisarmos a fundo tudo o que foi afirmado por você. Tenho ainda uma pergunta: Você (me perdoa por não usar o termo senhor aqui) afirma que o termo lúcifer começou a ser usado pela Igreja como referência a Satanás a partir do século XX. Mas se é assim, por que a tradição diz que o iniciador desta versão foi São Jerônimo, no século II D.C, quando reinterpretou o texto de Isaías 14 como uma metáfora do rei de Tiro à figura mitológica do diabo?
    OBS.: sei que na Vulgata o termo lúcifer também é atribuído à figura de Jesus pelo apóstolo Pedro.
    Um T.’.F.’.A

    Rogério.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caríssimo. A Igreja só veio a insistir nessa interpretação (de Jerônimo) quando começou a associação do nome Lúcifer ao de Satãn. Lendo Isaías 14 (v12 e v13) você verá que, claramente, ele apenas falava do rei de Tiro, substituindo “Estrela da Manha” por “Lúcifer”. Mas sim, você está certo. A associação que ele faz a palavra Lúcifer é realmente negativa, PORÉM, não foi com o intuito de associar o Deus Romano (Lúcifer) à “figura mitológica do Diabo”, mas sim, para difamar o famoso São Lúcifer (um bispo que criou muitos problemas para a Igreja, naquela época – esse link vai ajudar a esclarecer esses pontos). Mas fique tranquilo, esse assunto será melhor abordado no Post “Mitologia de Lúcifer”.

      Agradeço, sinceramente, aos elogios, meu Irmão. E digo que, se os textos não estão referenciados é pelo medo do texto perder a fluidez que procuro colocar neles. Minha idéia é ter um post ESPECÍFICO para Referências, ao final de cada Ciclo. Assim, aqueles que quiserem, poderão buscar essas referências à fundo e, os que NÃO se interessarem, poderão passar para o próximo Post.

  2. Rogério B. Carvalho says:

    Estimado amigo,
    Espero não estar te importunando com minhas dúvidas. O motivo delas é puramente didático, pois quero transmitir os conhecimentos aqui apreendidos aos meus irmãos de minha loja. Você afirma que lúcifer é o nome em latim para Prometheus, que é em grego. O significado ao pé-da-letra de Prometheus é o que traz luz? Pergunto isso, porque tive, certa vez, um estudo onde haviam-me dito que Pro–metheus significava o que enxerga antes das coisas acontecerem. A outra questão que vem à minha mente é a seguinte: sei que pela teoria literária – mais precisamente pelo Pós-estruturalismo – é muito complicado sabermos qual a real intenção de um escritor quando quis escrever algo, ou seja, o significante de um texto e o significado passado para nós, leitores, pode passar por um erro de simulacro. Então, a minha pergunta é a seguinte: Albert Pike, quando fez tal referência a lúcifer, pensou no mito de Prometheus? Como nós podemos ter certeza disso? Existe alguma parte no contexto do seu livro Moral e Dogma que afirma isso, ou é uma interpretação do que ele disse? Se for uma interpretação apenas, não seria mais uma dentro outras já existentes? Por fim, existe uma regra hermenêutica que trata sobre paralelo de textos. Há uma citação de outro autor que justificaria a ideia do mito de Prometheus por Albert Pike, mas não sendo o mesmo autor, isto não iria interferir no entendimento do texto mais antigo – o de Albert Pike?
    Obrigado por sua peciência de ler e me ajudar num melhor entendimento do texto.
    Um TFA para você.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Importunio algum, meu Irmão.. Seus questionamentos ajudam a deixar os textos mais claros (que é a proposta do Blog).

      Enquanto eu preparava sua resposta (para que ela ficasse explicativa e objetiva) evitando um tamanho excessivo, percebi que será preciso um Post novo para isso, pois a explicação pode gerar uma confusão muito grande para os não-maçons e a proposta do Blog pode desandar.

      Essa semana sairá o Post sobre “Satanismo Moderno” e farei na semana que vem o “Lúcifer e Albert Pike”.

      Nele irei detalhar as citações de Pike com relação à Lúcifer. Será preciso pois há uma explicação de Pike sobre Lúcifer ser um “Deus bom” e Adonai um “Deus mau”. Se isso não for explicado com calma, pode gerar um problema muito grande.

      Com relação a Etimologia da palavra, literalmente, a palavra Prometheus quer dizer “Premeditação”. Sua tradução é feita a partir de um de seus sinonimos “Phosphoros” (ou Heosphoros) que, esse sim, significa “Portador da Luz” (e é dessa tradução que encontramos Lúcifer).

      Você deve estar se perguntando porque essa tradução é feita diretamente então?

      É bem simples. É porque a contraparte de Prometheus (Mitologia Grega) na Mitologia Romana é Lúcifer. Seria como as traduções Hades = Plutão; Zeus = Júpiter; Ares = Marte e, assim por diante.

      • C.T. says:

        Interessantíssimo o comentário.

        • Bruno says:

          Na verdade Lúcifer possui muitos nomes em diversas religiões, que ele mesmo adota para si, como por exemplo o nome “Sanat Kumara”, Maltael. Os cabalistas e judeus ortodoxos chamam Lúcifer de Samma’El (“Amargura de Deus”), ele também é chamado de Heiyl’El ben Shahah (“filho da luz ofuscante”) que se encontra no livro de Ezequiel.

  3. Felipe Aureliano says:

    De auto nível a discussão de vocês, parabéns!

  4. olá queridos irmãos
    legal este blog

    sou cristão, sou um santo dos ultimos dias, conhecido tambem como mormon, venho compartilhar um pouco de conhecimento convosco, a palavra lucifer é originada do
    latim (lucem ferre) significando Portador da Luz.
    logo o meio de compreensão mais didático seria compreender que lucifer não é um substantivo, mas sim um adjetivo, sim uma qualidade de um ser que detem o dom de portar a luz.

    existem algumas analogias ao nome de portador de luz
    a primeira pode ser como referencia ironica a um rei assirio da babilonia
    a segunda á propria figura mitologica grega de prometheus
    a terceira analoga a figura egipcia da fenix ao resurgir das cinzas
    a quarta o estado de satanás antes de ser expulso dos céus
    a quinta Jesus Cristo durante os ultimos dias, vide apocalipse 22:16

    em 2 apocalipse 26-28
    o apóstolo joao fala á igreja de Tiatira, a revelação e promessa do Senhor aos santos que cumprirem com as obras do Senhor, a promessa de recebermos a estrela da manhã,
    ou seja Cristo e as bençãos de sua expiação, ou seja exaltação e vida eterna.

    nesta passagem bíblica fica implícito que Jesus Cristo virá como portador de luz
    nos ultimos dias. lucifer portanto seria um adjetivo e não um nome próprio de um ser, seria uma qualidade, um dom, um estado do ser.

    um grande abraço fraterno

    • C.T. says:

      Tem um ponto q eu não entendi, santanas EXPULSO do céu, que é pregado dentro das igrejas, se no texto Satanismo da idade média, escreve: O “satanismo” da Idade Média foi uma criação daqueles que acusavam, e não dos que sofriam essas acusações. Era, também, uma forma com que a Igreja imprimia o medo na mente das pessoas. Então satanismo é uma crença ou um “demonio’?
      Outra eu sempre tive comigo, que lucifer é um nome próprio, que ninguém utiliza em seu filho pela cultura religiosa, é errado pensar assim?

      • Victor says:

        Lucifer é mais uma das mitologias pra se explicar o conhecimento. Graças a “ele” (conhecimento/lúcifer) estamos aqui debatendo via internet que há menos de meio século não existia. Se fôssemos viver a maneira divina seríamos bichos comendo e reproduzindo e bebendo água limpa. Talvez o pesar no nome venha também o sofrimento da água já não ser mais tão limpa. O mal do conhecimento é que todo mundo quer aplicar o que sabe e ser reconhecido por isso, e, talvez, não haja tanto espaço assim…

        Já se deram conta de que todos querem criar algo? Somos todos Deuses ou aplicadores de um conhecimento vindo de milhares de anos de tentativas acertos e erros?

        Parabéns, irmão, mormom pela sua descrição.

        Abraço de um sem religião ou ordem, mas um buscador de conhecimento.

        • Neo says:

          Não sou maçon, mas apenas mais um que busca o conhecimento e a Verdade. Pois bem, foi citado à cima que Lucifer teria sido expluso do reino dos céus e de fato a Bíblia refere se a isso no livro do Profeta Ezequiel. Como entender algo com base Bíblica considerando alguns textos e descartando outros, sendo eles da mesma fonte? A explicação com dos cristãos com base Bíblia, que Lucifer é o anjo banido do reino dos céus, seria que Lucifer é o mesmo deus dos povos antigos dos impérios do passado, de Babilônia, do Egito, dos Persas, Grécia e Roma e tendo vários nomes e mitologias diferentes, mas o mesmo personagem e que Lucifer não é Deus, mas um anjo caído que se passou por esses dupostos deuses enganando até aqui e por isso seria um um deus pagão e não um Deus

  5. Alberto Luiz D. Tavares says:

    Faço coro ao Ir.: Rogério, eu também gostaria de levar o tema para ser apresentado em Loja. Suas respostas a ele ajudaram, ainda mais, a enriquecer o Post, mas temo que não seja possível apresentar um trabalho como esse pois eu não seria capaz de abarcar todas as informações do tema, que me pareceu ser um assunto que você domina. Além do espaço para os textos serem limitados, esse assunto é realmente muito extenso. Mas deixo meu agradecimento pela contribuição do tema.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Meu Irmão, realmente isso pode acontecer. Alguns temas vão exigir um estudo de áreas que estejam direta, ou indiretamente, relacionadas. Ou seja, mesmo apresentando as referências necessárias é fato que, ao surgir perguntas de cunho mais profundo, será necessário um conhecimento pleno daquele pequeno universo em que o tema está envolvido. Mas creio que essas referências já sejam suficiente. Veja as referências e reflexões restantes, no Post que está para sair amanha (ou quinta, no máximo) que, provavelmente, esclarecerá ainda mais essas questões.

  6. Phillipe says:

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Tenho certeza que está sendo muito valioso para os não-satanistas e os não-maçons que sempre quiseram ter uma visão mais clara de ambos os assuntos.

  7. Pedro says:

    Excelente Post!

  8. Anderson says:

    Muito bom o blog, esclareceu muitas dúvidas.

  9. D says:

    Imagino que o comentário em respeito a Papus se derive de um trecho (mínimo na verdade) do livro “Tratado Elementar de Magia Prática”, onde ele cita Isaías 14 : 12 -15, que tem as seguintes palavras : “Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.”

    Contudo, é sempre importante lembrar que o capítulo tem que ser lido INTEIRO !

    Isaías estava falando de um rei de sua época, e não de um demônio. De fato, Isaías 14 : 16-19 diz, continuando o trecho acima : “Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos? Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua morada. Porém tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como as vestes dos que foram mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como um cadáver pisado”

    Ou seja, nada a ver com Lúcifer, sendo “estrela da manhã” apenas um título (provavelmente a tempo honorífico e depois de escárnio) dado ao tal rei.

  10. Luiz Phillipe says:

    Até ler esse post eu sempre achei que eram mentirosas as citações que os evangélicos faziam sobre lúcifer nos livros de Maçonaria. Genial.

  11. Higor says:

    O senhor JESUS tem todo poder e autoridade sobre o céu e a terra .

    Felizes são os que não podem ser acusados de nada, que vivem de acordo com a lei de DEUS, o Senhor! Salmos 119,1

  12. Alexandre de O. Maltez Junior Dmly says:

    Tio, é com grande prazer que lhe digo que passarei a ler os seus posts.
    Li esse post “Lúcifer na maçonaria/ Parte 1″ vendo uma publicação do Tio Sergio no facebook. Adorei, pois me mostrou algo que antes não sabia por ouvir só sitações de Lúcifer como uma figura demoníaca.
    Obrigado e abraço de seu sobrinho.
    Que Deus, nosso Pai Celestial, o ilumine nesse seu trabalho.

  13. Andre says:

    Tbm cheguei pelo Tio Sérgio e sendo bem sincero, e puxando na memória a forma com que ele fala e ensina as coisas, acho bem que esse blog pode ser dele, rsrrs. De qlqr forma está de parabens, está muito bem claro os posts, e é bom que o senhor cita as referencias quando vai explicar alguma coisa. Gostei de vdd mesmo.

  14. Edson Martins Fernandes says:

    Ola meu amado irmão, gostaria de parabenizar ao amado por levar um pouco de luz
    as trevas da ignorancia que ladeiam a nossa ordem, com um tema tão polemico e que
    sempre serviu para nos atacar , a busca da verdade e da informação, sempre serviu
    para colocar dúvidas e mentiras no seio das familias. A maçonaria sempre em busca da verdade , com retidão e presteza, combateu e combate os fanáticos os incredulos.
    Levando um pouquinho de colaboração, estando de pé e a ordem. feliz 2012 , nós somos e seremos sempre os obreiros da luz.Assim seja . Amén

  15. Anderson Oliveira says:

    Meu caro Irmão,

    Ontem acompanhei uma pequena discussão, onde acabaram surgindo alguns poucos questionamentos quanto ao seu blog. Como fiquei com essa dúvida, resolvi vir perguntar, para entender melhor o seu posicionamento.

    A primeira era com relação as citações da palavra Lúcifer, na antiguidade, mas já vi que você já respondeu a isso, logo na primeira resposta, e de forma bem clara e objetiva, como tem sido seus posts.

    A outra dúvida era com relação aos jesuítas, que está em outro artigo, quando você afirma que eles teriam sido “direta ou indiretamente – um braço para a inquisição”. A afirmação feita por um dos envolvidos (que eu não pude confirmar a veracidade) é de que a inquisição e os jesuítas eram rivais e que a inquisição caia em cima deles constantemente, ou seja, não seria um braço da inquisição. O que você acha disso?

    Por fim, ele questiona que a “história tradicional do Satanismo (embora esteja mexida) está sim na Bíblia, em Apocalipse 12″.

    Como eu disse, gostaria de saber o seu posicionamento. Como as informações do blog – somadas a sua didática – me impressionaram, acho muito difícil que você tivesse deixado passar coisas que parecem tão simples.

    Grato pela atenção!

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caríssimo Irmão,

      Agradeço o elogio e o fato de ter vindo até o blog, diretamente, para tirar suas dúvidas.

      Percebo que a discussão foi um pouco “inocente”. Primeiro porque, no próprio Post, eu já informei que haverá um Post específico para tratar da questão dos Jesuítas. Lá irei apresentar toda a questão, detalhadamente, e lá poderá ser feito qualquer questionamento quanto a isso, ponto a ponto (sem que seja de forma genérica e simplista). Segundo que: É mesmo possível que alguém pense que eu me basearia em algo tão simples e pragmático (como essa “rivalidade” entre ambos) para fazer essa afirmação? Enfim, aguarde o Post.

      Quanto ao segundo questionamento, não sei se você chegou a abrir a Bíblia para conferir o que lá está escrito. Faça isso e verá a distinção do que está lá com o que eu disse. Na bíblia existe um único parágrafo que fala sobre a briga de miguel e sobre a serpente se referir a Satanás. Leia o que está escrito e leia depois o que eu disse. Ali não há 5% da mitologia em questão, é apenas uma referência (e de uma “história” que já era bem anterior aquela data).

      A história completa da Queda, ao qual eu me referi, foi contada por Santo Agostinho, que, provavelmente, teve esse parágrafo como um dos pontos de partida. Entretanto, essa referência bíblica vem de uma tradição semítica (que está muito mais próxima da Mitologia do Senhor dos Anéis do que da história contada por Agostinho).

      Bem, você também pode ficar tranquilo quanto a essa questão. Vai haver um post sobre a Mitologia de Satan e cada um desses pontos será abordado.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      No mais, arrisco dizer, pelas suas próprias palavras, que você não estava com tantas dúvidas quanto a essas questões, apenas queria entender qual era meu posicionamento quanto a elas. Mas quer um conselho? Não gaste seu tempo com questionamentos superficiais. Infelizmente, alguns religiosos (da mesma forma que alguns céticos) ficam verdadeiramente feridos quando se deparam com temas como esse e, por algum motivo, tentam entrar em questões históricas/mitológicas que, na na maioria das vezes, conhecem menos do que a própria religião.

      As pessoas estão com tão pouco hábito para leitura que, infelizmente, quando alguém consegue ler uma dúzia de livros, já acaba acreditando verdadeiramente que atingiu a compreensão necessária do assunto.

      Escrever um Blog não pode ser diferente de escrever um Livro. Não dá pra começar um blog sem conhecer o universo de questões que aquele(s) tema(s) pode(m) envolver.

      Sempre avalie os argumentos e releia o conteúdo. Se a dúvida REALMENTE persistir, estarei sempre aí para ajudar no esclarecimento dessas questões.

  16. Rubens says:

    Se vcs acham que lucifer não é um demônio então o que ele é ? por que ele não adora o Deus Vivo criador dos ceus e a terra ?

    Não deixe a serpente vos enganar….

    • Rainha Stefanny says:

      Oi Rubens, tudo bem?

      Lucifer é um demonio apenas para os cristãos catolicos e evangelicos, pois nem os cristãos espiritas acreditam nessa teoria. Há várias vertentes religiosas – e até psicologicas, como a Psicologia Junguiana – que veem esse ser mitologico apenas como um arquetipo. Não se torno um caçador de demonios; nem Jesus o fora.

  17. Risdo says:

    Século XX?

    Lúcifer é um dos espíritos ou “diabos” no Grimorium Verum e um dos Quatro Príncipes (do inferno) no Abramelin. Deve ter outras centenas de exemplos.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Meu caro,

      Há um equívoco nas duas citações que você faz.

      Primeiramente, se você está usando a palavra “diabo”, ao se referir aos espíritos do Verum, é bem provável que você tenha lido a versão dele em Português (que usa as expressões “diabo” e “demônio”). No entanto, a palavra que é traduzida é “daemon” – que não quer dizer demônio. Daemon é apenas um “espírito guia”.

      Conhece o filme (baseado no livro) a “Bússola de Ouro”? Então, os “dimons” do filme são os “daemons” (só que, no caso do filme, o daemon é um totem). É simples.

      Lucifer, da mesma forma que Beelzebuth e Astaroth são “poderes”, como a própria Obra descreve, ao citá-los pela primeira vez.

      E porque existe a relação espírito/poder? Simples. Na Obra, esses “poderes” são vistos da mesma forma que os Anjos Enochianos (que são encarados como uma Egrégora viva e não como uma entidade pessoal).

      Além disso, sabe quando o Grimorium Verum foi realmente traduzido (tirando as partes que foram usadas na Golden Dawn)? Foi por volta de 1910, por Artur Waite (isso mesmo, o do “Tarot de Rider Waite”).

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Com relação ao Abramelin, gostaria de perguntar: Como exatamente você concluiu que eles são “do inferno”. Certamente não foi na Obra, já que ela não diz isso em momento algum. Inclusive, todos esses espíritos são referenciados pelo autor como provenientes das hostes celestiais e é por isso que ele explica as hierarquias – que incluem Serafins, Querubins, Potestades, Principados, Arcanjos e outros…

      Fora que o Mathers, ao traduzir do original, se deu ao trabalho de explicar a origem dos nomes de cada um dos espíritos (incluindo lúcifer), logo após o Capítulo que os apresenta. Mas, para ter feito esse comentário, imagino que você também deve ter lido essa obra em portugues. Aliás, pela citação “do inferno” creio que não era o Abramelin que você estava lendo. Mas enfim. Já tem um Post pronto sobre a relação de LaVey com essa Obra. Sairá logo após o Post sobre o Enochiano.

      Meu conselho? Se você realmente está pesquisando essas coisas, se atente BEM para a significação das expressões, evitando concluir que tudo é sinônimo de uma única coisa, e leia as obras em Inglês. Esses livros “magistas”, quando em português, são de qualidade duvidosa – como você pode ver.

      Mas, se seu objetivo for puramente ocultista, não gaste seu tempo com isso e vá praticar. Apenas procure evitar esses julgamentos, pois eles claramente serão simplórios. E fique a vontade para encontrar as “centenas de exemplos”. Explicarei todas elas com a mesma paciência que me é habitual.

  18. Risdo says:

    “Inclusive, todos esses espíritos são referenciados pelo autor como provenientes das hostes celestiais, e é por isso que ele explica as hierarquias – que incluem Serafins, Querubins, Potestades, Principados, Arcanjos e outros…”

    Não são. O capítulo anterior (XVIII) chama de “Espíritos Inferiores” — “Inferior Spirits” em inglês.

    Sim, nas notas sobre os nomes, que são muito interessantes, Lúcifer é traduzido como “portador da luz”, como todo mundo sabe. Eu nem tenho nada contra o personagem de Lúcifer, mas acho que ele não precisa disso.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      1 – E porque ser chamado de “Espírito Inferior” impede que eles sejam provenientes de hostes celestiais? Se você não faz ideia de onde encontrar essas passagens no livro eu posso colocá-las aqui, ipsis literis, exatamente da forma que está lá. Só não o faço agora porque o livro é físico (e não digital) e não tem como dar “copiar e colar” nele.

      2 – Não entendi. Você acha que Lúcifer não precisa de que? Se você concorda que Lúcifer não tem “conotação demoníaca”, nessa obra, que sentido fez o seu primeiro comentário em que você sugeria que Lúcifer era citado dessa forma nesses dois livros?

      Meu caro, apenas estou demonstrando que você estava bem equivocado ao achar que Lúcifer era apresentado como demônio, há tempos atrás. Imagino que você já tenha entendido. Não há necessidade de estender essa discussão sobre um tema que não está ligado a esse Post. Caso você realmente ainda acredite nisso, expresse os pontos que estão confusos.

  19. osnizette says:

    li e gostei muito, indicarei aos meus QQu.’.AAm.’. IIr.’. .

  20. Yona says:

    Gostaria que vc me explicasse uma coisa…segundo a biblia Jesus expulsava demonios…em um outro texto biblico Jesus diz que se ele era um deles ele nao poderia expulsar caso senao o reino estaria se subdividindo e sendo assim consequentemente sendo extinto…logo como se pode afirmar que Jesus é algo do qual ele se dizia contra?o.O? essa eu fiquei sem entender alguem poderia me fornecer a luz por favor?

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caríssima,

      Devo dizer que não entendi bem o que você quis dizer. Ficou um pouco confuso. Você poderia reformular?

  21. Yona says:

    Recomendo a todos um documentario que eu achei muito bom falando sobre a historia do satan procurem no youtube por “A historia do Satanas – os cem nomes…”

  22. Yona says:

    caro admin,
    analise o texto de Mateus 12:22 biblia catolica…este é o trecho ao qual me referi na pergunta…poderia esclarece-lo por favor? obrigada ^.^

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Se você descer até o 12:28 verá que a questão é “esclarecida” com Jesus dizendo que o faz pelo poder do “Espírito de Deus”. Toda a explicação anterior se dá justamente para que ele possa concluir isso – e não para dizer que ele só poderia fazer isso se ele fosse o demônio.

  23. t7tryti7dti8fuuti867t8 says:

    Uma bosta só são vcs do Diabo!!!

  24. Jacó says:

    É realmente legal quando vemos pessoas dispostas a explicar aquilo que é atacado sem misericórdia pela igreja. Fui evangélico (hoje pra mim é impossível, até porque as doutrinas colocadas na igreja muitas vezes não me agradam ou parecem utópicas) porém, não deixei de acreditar em uma força superior que rege o universo a qual podemos chamar Deus. Vejo de uma forma mais científica menos fantasiosa, principalmente quando se trata de desdobramento, poxa isso é real mesmo! Como a igreja pode esconder isso dos seus? E.V. entre outras coisas eu já experimento e posso dizer que é um fenômeno sensacional! As vezes tenho a impressão de que os pastores e padres praticam mas escondem da galera. Hahaha abraço a grande mente que criou este blog genial! E que mais pessoas despertem da Matrix religiosa. A propósito, não posso deixar de falar da grande admiração que tenho pela Maçonaria e que desejo e creio (eita fé!) que um dia eu ou um descendente meu fará parte desta Ordem fantástica!

  25. Wilfr says:

    Me esclareça algumas coisas, quer dizer então que Lucifer na verdade seria como um “deus” da luz (ou do fogo) pra vocês???
    E me explique (se possível) uma coisa que você não explicou no post, qual seria a origem, a historia de Lucifer.
    PS: Não leve a mitologia tão a sério, pois o próprio nome já diz, mitologia/mito=mentira/estórias…

  26. tarcisio says:

    sou cristaõ sou servo do todo poderoso DEUS naõ adianta mentir, lucifer e sim um capeta mentiroso sem vergonha , ele queria ser igual a DEUS e se deu mal ele e seus anjos caidos vai queimar no enferno naquele GRANDE DIA eu estou doido pra ver ele receber seu castigo, ALELUIA GLÒRIA À O GRANDE E PODEROSO DEUS SANTO SANTO E O SENHOR DOS EXERCITOS, GLÒRIA GLÒRIA GLÒRIA À DEUS DE ISRAEL SANTO DEUS

  27. C.T. says:

    Não existe Lucifer? Se não existe inferno, então o inferno é aqui, nesta terra que vivemos.
    E porque continuamos associar tudo de ruim a lucifer se o inferno é aqui, ele não estaria solto ao nosso redor, assim é o lendário que é propagado aos quatro cantos do mundo?
    Deus ao criar o mundo colocou almas do bem para assistir e algumas revoltaram contra Deus, que são os demônios?
    Ai, eu te pergunto, esta dizendo que as energias negativas e o que temos de ruim, não são controláveis porque somos o lucifer vivo, que quando deixamo-nos de se manifestar o bom é a parte de lucifer dentro de nós que se manifesta?

  28. C.T. says:

    Mas, se fala em energia negativa é porque existe algo ruim que nós rodea? Se existe uma energia muito negativa é necessário que se combata.
    E outra, fala em mitologia, acredita em mito? Mito não era forma de entender as coisas, assim eram explicadas como tudo acontecia.?
    Quando fala em prometheus teria criado o universo, não é voltar à idade das pedras, sendo que hoje não há esta necessidade de explicar as coisas.
    Antes, idade das pedras, acreditava em satanás e adoravam pelo medo do desconhecido, desconheciam então adoravam isto ainda acontecem em alguns países.

  29. C.T. says:

    O objetivo da maçonaria não é adorar aos demônios, não disse que lucifer não é um demônio, afirmou que satanismo não é ADORAÇÃO AO DEMÔNIO, Lúcifer NÃO É UM DEMÔNIO, então LOGO, ADORAMOS OS DEMÔNIOS.
    Eu te digo, vai ficar o dito como o não dito, a maçonaria é um tema curioso, que poucos conhecem os rituais maçons, e aí, o que me diz? Sem provas, na dúvida, fica a sabedoria popular, complicado, né, rs.

  30. SERGIO.M says:

    Apenas um questionamento ao Admin…

    por analogia, poderíamos comparar a história de Prometheus com a lenda bíblica de adão e Eva?

    Vjamos as comparaçoes: Tanto Prometheus e Lúcifer vieram a terra por conta do homen, e para tanto trairam alguém maior… ambos são portadores de Luz.
    Prometheus e a serpente (tomada forma por…) trouxeram luz e a consciencia da Divindade ao ser humano. na história da Biblia aliás a alegoria me faz pensar nele (LUCIFER) como um herói e o mocinho da história. já que é libertário da falta de consciencia e trasnformou o homen em Deus!!!
    como pode alguém o “enviar ao inferno” por isto?? por termos aceitado a luz do conhecimento escondido por um criador somos condenado a um pecado original…

    Sem Lúcifer seríamos animais pastando. na ignorância repousa a base da religião cristã!!! com todo o respeito as crenças dos frequentadores, trata-se de retórica.
    Curiosamente, Lúcifer mesmo tendo se sacrificado pela raça humana ainda ….

  31. SERGIO.M says:

    ….ainda assim nada exige do homen, diferentemente de Jeová, manteve em segredo a nossa centelha divina, e ainda por cima exige submissão, adoração, etc… e ainda manda gente encher o saco no domingo de manhã para servir a ele!!!!

    Lúcifer sequer exige exclusividade por respeitar por demais a liberdade do pensamento já que ali abarca a criatividade e a sabedoria.

    Parece que sou advogado do diabo… desculpe o trocadilho.

    Saudações Luciferianas

    • Parem de falar baboseiras says:

      Deus ñ exige submissao ou adoraçao,ele ñ precisa disso pra ser Deus é nós q precisamos dele e damos a ele DE CORAÇÃO o louvor e adoraçao.
      #FICAADICA!

  32. LH says:

    Vamos espiritualizar um pouco a coisa… Lúcifer quer dizer “O portador da Luz”, então é certo afirmar que é mais uma qualidade do que propriamente um nome, lendo o que o apóstolo Pedro disse de Jesus: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva (Lúcifer) apareça em vossos corações. (2 Pedro 1:19)”… atribuir um título que é de Jesus ao demônio bíblico é complicado até para a própria fé Cristã, pois como o próprio Deus disse através do profeta Isaías: “Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem. (Isaías 48:11)”… concluindo, Deus não permite que Sua Glória seja dada a outrem e é exatamente isso que o fazem os religiosos quando atribuem o nome (ou qualidade) Lúcifer ao demônio bíblico… e nós e que merecemos ir para o inferno né? Ta certo, no mais, como sempre o Admin está de parabéns!

    • LH says:

      Só para esclarecer, o versículo citado 2 Pedro 1:19, onde eu coloquei Lúcifer entre parênteses, o fiz porque na Vulgata Latina é o que está escrito no lugar de Estrela da Alva… “et habemus firmiorem propheticum sermonem cui bene facitis adtendentes quasi lucernæ lucenti in caliginoso loco donec dies inlucescat et lucifer oriatur in cordibus vestris. (Epistula II Petri, 1:19)”
      Tríplice Fraternal Abraço

  33. SERGIO.M says:

    Caro L.H.,
    Acho seu raciocínio tecnicamente correto ao afirmar a comparação bíblica do título do portador da luz.
    Entretanto, como Satanisna que sou, analiso ceticamente suas afirmações, vejamos:
    Lúcifer título ou não, é beeeem anterior a vinda de Jesus, isso se CASO este existiu e, se CASO também não tenha sido um título.
    e sim, acredito que o Lúcifer libertador do paraíso obviamente não foi o mesmo do novo testamento.

    Fatos, onde se denota o caráter do Deus bíblico, e que sou contrário:
    (usando suas próprias citações):

    “Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem. (Isaías 48:11)”

    Como vemos Deus não divide sua glória, ele a quer somente para ele. deseja ser alimentado com a fé alheia a fim de crescer em poder e glória PARA SEU PRÓPRIO DELEITE, desculpe o tom blasfemo, mas para mim deus (esse único, proclamado entre as religiões monoteístas) é um verdadeiro enganador, onde historicamente tem aumentado

    • LH says:

      Caro SERGIO.M,
      Crença e fé são indiscutíveis… quanto a Lúcifer título ou não, ser anterior a vinda de Jesus, concordo com você, mas segundo a minha crença, ele não é anterior ao próprio Jesus! Enfim, vamos encher aqui várias páginas com nossos pontos de vista, sem contudo, chegarmos a lugar nenhum… Tenha um Próspero Ano-novo… TFA!!!

  34. SERGIO.M says:

    seu poder e glória, vivendo em eterno regozijo às custas dos crédulos, que para gerar tal deleite, devem, conforme a concepção histórica e cultural, se mutilar, torturar, se penitenciar, matar, suicidar, se autonegar através do terrorismo e inferno:

    E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,

    Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

    E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga,

    Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

    E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno,
    Marcos 9:43-47 ”

    Lúcifer abriu de fato as portas do inferno, inferno de liberdades intelectuais e de criatividade, onde podemos ser pequenos deuses e.

  35. SERGIO.M says:

    …quando o fizemos deus se zanga porque não suporta concorrência. aí a razão pela qual a religiao radical preza pela ignorância e abstinência em todos os seus recantos, seja intelecutual, sexual, etc…

    Mas Lucífer ao afrontar Deus, levando consigo 1/3 dos anjos celestiais (que deus é esse ??) parou para pensar em um administrador onipotente que 1/3 dos seus comandados se rebelam, será que ele é bom???
    continuando, Lúcifer abriu o portal do infernos trazendo a luz da inteligência ao homen, Satan personifica a oposição que isso traz a Deus, Belial em seu elemento terra o poder da terra já que a mesma pertence ao príncipe deste mundo….

    Leviatã é o demônio que vive nos porões da alma humana, devendo ser buscado e compreendido, pois ele é a própria essência do self e através do mesmo se tem acesso ao verdadeiro deus, juntos são colorários os príncipes infernais personificados através de Baphomet.

    salve Satan!

    • paulo says:

      Se é onipotente, logicamente quem se opõe a ele tente a ser punido facilmente. Mas ele fez isso?Ficou pagando de ditador cósmico?Ja parou para pensar que tal rebelião pode ter sido puro tédio de imortais?Mais:não é o maior dos crimes fazer um animal ser inteligente o suficiente para saber o absurdo de sua existência?

  36. SERGIO.M says:

    A mente é um lugar em si Mesma, e pode fazer do inferno Um céu e do próprio céu um inferno. Que importa onde, se serei ainda
    O mesmo, e o que deveria ser? Sempre e em tudo menos que ele, a quem O trovão tornou o maior. Aqui, Pelo menos, seremos todos livres. Não erigiu o Todo-Poderoso Esse lugar para, com sua inveja, Daqui nos expulsar, não. Poderemos Reinar em paz e penso que reinar Das ambições é a maior. Ainda Que no inferno. Pois é melhor reinar No inferno do que servir no céu.” Milton, Paraíso Perdido

  37. josias Zanco says:

    OUÍ. LUCIFER ESTE DIEU, ET MATHEUREUSEMENT ADONAI ES AUSSI.

  38. Anonymouz says:

    Por favor, alguém responda minha pergunta, quer dizer então que Lucifer na verdade seria como um “deus” da luz (ou do fogo) pra vocês???
    E me explique (se possível) uma coisa que você não explicou no post, qual seria a origem, a historia de Lucifer.
    PS: Não leve a mitologia tão a sério, pois o próprio nome já diz, mitologia/mito=mentira/estórias…

  39. Miguel says:

    Leiam e se não entenderam, leiam novamente.
    A maioria das perguntas feitas aqui já estão respondidas pelo (Admin).
    Sugiro que alguns post nem deveriam estar aqui, somente criam mais dúvidas e veem deturpar não acrescentando absolutamente nada para o brilhante e esclarecedor Blog que o Ir.’. teve a paciência e dedicação de criar.

  40. Parem de falar baboseiras says:

    só doentes fanáticos ao satanismo ridículos de vcs, leiam a bíblia direito vcs leiam como se fosse um mero livro,mais ñ,ele é o livro da vida onde tudo oq aconteceu ou vai acontecer se encontra ali.Deus deu livre-arbítrio para cada um de nós,basta usá-lo da maneira correta.

  41. gilbert says:

    muito antes do seculo xx http://www.estudosdabiblia.net/bd510.htm

    O Que a Bíblia Diz?
    Quem é “Lúcifer”?

    O nome Lúcifer é freqüentemente aplicado a Satanás, mas não há base bíblica para esta idéia. A palavra “Lúcifer” é a tradução em algumas Bíblias (ainda que não nas versões portuguesas mais comuns) da palavra hebraica hêlîl em Isaías 14:12. Versões bem conhecidas como a Revista e Corrigida, a Revista e Atualizada (1 e 2) e a Linguagem de Hoje traduzem esta palavra como “estrela da manhã.”

    Isaías 14 é uma profecia sobre a queda do rei de Babilônia (veja 14:4). Este rei exaltava-se, buscando tomar a glória que pertence a Deus. A profecia de Isaías 14 mostra que ele seria derrubado de volta à terra.

    É interessante que o Novo Testamento fale sobre a “estrela da alva” (2 Pedro 1:19) e a “estrela da manhã” (Apocalipse 2:28; 22:16). Em todas estas passagens, é claro que a estrela da manhã não é Satanás, ou qualquer outra criatura blasfema. O próprio Jesus é a brilhante estrela da manhã

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Eu realmente não entendi a sua resposta, meu caro. Pelo que deu a entender, a sua intenção era nos mostrar que a expressão Lúcifer já era associado ao demônio muito antes do Século XX, NO ENTANTO, você coloca um texto, logo abaixo, que faz exatamente o contrário, pois ele reforça a ideia de que, antigamente, não existia essa associação “Lúcifer = Demônio”. E, como está na própria resposta que você colocou, “O nome Lúcifer é freqüentemente aplicado a Satanás, mas não há base bíblica para esta idéia.”

      Exatamente, não há base bíblica para essa ideia!

      O curioso aqui é que você não se deu ao trabalho de ler o meu Post direito e, ao que parece, também não se deu ao trabalho de ler o texto do Site que você recomenda.

  42. Danilo says:

    Eis um evangélico “inteligente”, porém, um religioso ainda.
    http://www.youtube.com/watch?v=WLI1IJvN-O8

    Ad Illumination .’. Paz Profunda.

  43. Anonymous says:

    Miguel, não estou dizendo que você está errado, mas você disse:
    “Leiam e se não entenderam, leiam novamente.
    A maioria das perguntas feitas aqui já estão respondidas pelo (Admin).
    Sugiro que alguns post nem deveriam estar aqui[...]”

    então, eu penso o seguinte, já que o Admin é brilhante e esclarecedor, porque ele (ou algum qualquer um de vocês) não pode responder a minha pergunta, não creio que minha pergunta seja algo absurdo e que eu esteja deturpando alguém, mas vejo que as pessoas que defendem as idéias desse Post, ao ver minha pergunta não querem responde-lá de forma alguma, agora eu pergunto, por quê? Eu ofendi alguém com essa pergunta, ou vocês não tem a capacidade de responde-lá (O que seria algo muito irônico)?

  44. Gustavo says:

    O nome Satan não vem do deus egipicio Seth?

  45. Conta says:

    Boa noite,
    você poderia explicar o que é o satanismo. na minha ignorância, até então, eu achava que era adoração ao satã (mau). Mas ainda não vi uma explicação elucide o termo. Isso é religião, filosofia, etc? (Parece-me que a busca por uma força maior que pode ser usada para o bem ou para o mal, aí usa-se o livre arbítrio!)
    O senhor, poderia, também citar os textos bíblicos que falam e lúcifer e como foram mal interpretados, trazendo confusão às significâncias dos termos lúcifer/Prometeus; lúcifer/”capeta” ?
    Mais uma pergunta, sei que maçonaria não tem nenhuma relação com religião. Mas ouvi inúmeras vezes que o pré-requisito para ser iniciado na maçonaria é crer em Deus. pergunto que Deus? Qual é o nome do Deus em que você crer?

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caríssimo,

      Como você verá, já existem vários Posts explicando algumas dessas questões. Para as demais, a ideia é termos Posts no futuro que falem sobre elas…

  46. O HERMETISTA says:

    Parece que para o autor a bíblia é a verdade e o que não esta nela nunca existiu. Acho muito bom que os temas tragam as pessoas a estudarem mais, porem acho irresponsável a forma com se apresentam distorcidas, em todos os posts até agora, o real sentido das escrituras. Entender as parábolas e alegorias em seus sentidos literais é um absurdo total, é como achar que alguem que diz que a natureza é sabia realmente pensa que a natureza é uma pessoa.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caríssimo,

      Priimeiramente, o que lhe faz pensar que as suas interpretações da Bíblia, ou de qualquer outra pessoa, tem mais valor do que todas as outras?

      Em segundo, não sei exatamente em que momento lhe deu a impressão de que acredito na bíblia literalmente (ou que sequer eu a leve a sério). Mas lhe convido a ler o Post novamente e você verá que a bíblia só está sendo debatida de forma literal porque é DESSA FORMA que a Igreja a interpreta e essa visão é a única que nos importa aqui, já que, como você deve ter visto, o que está sendo discutido é que esses conceitos deturpados de lúcifer vieram da Igreja.

      • O HERMETISTA says:

        Adm, não, em nenhum momento pensei que minha hermenêutica bíblica fosse mais acertada do que outras.
        Segundamente, segui sua recomendação e reli o post com um outro olhar…. sabendo que….

        a bíblia só está sendo debatida de forma literal porque é DESSA FORMA que a Igreja a interpreta e essa visão é a única que nos importa aqui
        e desta forma ficou mais claro que o entendimento literal não é sua interpretação.
        Destarte, não vejo que a igreja (como um todo) a interprete desta forma tão literal apesar de achar que façam uma interpretação infantil como se estivessem catequisando crianças, ocultando propositalmente o que realmente importa nas mensagens.
        No mais só tenho o que agradecer por responder meus comentários muito obrigado

        • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

          De nada, meu caro.

          Na verdade, a Igreja interpreta algumas coisas em sentido literal e outras em metáforas. A questão é que, nesse caso, as interpretações não são metafóricas. Por isso o desenvolvimento da ideia se deu dessa maneira.

  47. Crátar says:

    Saudações nobres forças buscadoras da compreensão da vida!

    Primeiramente peço licença para digitar meus humildes pensamentos em meio ao mar complexo e iluminado de palavras aberto por seus trabalhos nos pensamentos acima simbolizados!
    Sinto-me receoso quanto à aceitação dos irmãos de minha compreensão e relacionamento cósmico com as simbologias e vitalizações conscientes as quais denominamos Lúcifer, devido à falta de pratica gramatical e possível cuidado em excesso para adocicar tópicos metafísicos, visando respeitar à erudição e a imparcialidade movedoras dos diversos seres imortalizados em nossas existências, por terem irradiado palavras em seus respectivos posts, expressões cogno-evolutivas diversificadas que personificam com perfeição a chama que aquece e move vida na matéria, mente e alma coletiva. A qual um dia purificada receberá de acordo com o idioma apropriado pela dimensão mais elevada o nome do Deus Supremo novamente (refiro-me ao total retrocesso da matéria e dos universos a um único ponto e suas implicações).
    Creio que só poderemos entender e definir quem é Lúcifer no silencio de nossos próprios momentos. Horas quentes, noutras frias e acreditem, noutras horas mais divinas, plenamente equilibradas, digamos assim, elétricas. Em qualquer destes momentos, se o coração do leitor estiver em paz e sua mente iluminada, o corpo dourado ora em chamas, noutra metálico não explica-se e prefere não apresentar-se por nome pois a fala propriamente dita é uma característica humana. Ele vive em Deus e não se explicar Deus com palavras, haja vista que Verdades Supremas não cabem em palavras mas sendas filosóficas possibilitam, palavras reais, necessárias e belas a homens nobres, na busca de verdades meritórias.
    Acredito que todos podemos estudar, admirar ou desenvolver um estilo de arte marcial. Pode-se ainda escolher um lutador preferido ou tentar e conseguir ser o melhor lutador em diversos mundos tangíveis à mente humana. Porém a arte marcial continuará em seu percurso evolutivo explicando-se sozinha de acordo com a evolução do corpo e da fé dos homens, no entanto, um lutador será sempre um lutador e talvez receba um nome, caso tenha coerência, domínio e virtude nas expressões de sua arte.
    Finalizando, tenho fé que a prática do bem, do melhor verdadeiramente concebível na mente de cada ser, permite o encontro e convívio não destrutivo com todas as forças mantenedoras da ordem dos mundos, possibilitando assim a visão e compreensão de todas, de acordo com a necessidade e busca de seus corpos.
    Cordialmente,
    Crátar

  48. paulo says:

    Um monte de rodeios para fugir do obvio.Ele não criou a KKK?Esconder?Ta cheio de símbolos e rituais satânicos na maçonaria. Não seja hipocrita . Diga para as vítimas inocentes do onze de setembro q a maçonaria não e satanista e que o onze e seus múltiplos presentes naquele evento são mera coincidência.

  49. BOLODÓROS says:

    Prezado(s)

    Adorei o tema, li quase todo o post. E quero tomar minhas palavras o says do admin quanto as deliberações em loja que no final quase sempre não levam a lugar nenhum. Bem, pergunto. Lúcifer desceu do céu e resolveu essa questão. Lúcifer alguma vez se representou perante as injúrias e difamações a que é profanado? Algum Masson ai viu e falou com Lúcifer? Ninguém vai provar nada, eu vou continuar aqui com meus problemas, o mundo continua usando petróleo quando tem todo tipo d tecnologia para não usar mais essa MERDA. Eu continuo usando sabão quando tem máquinas que limpam tudo com vapor de água super quente. E continuamos usando hidrelétricxas quando o fato do movimento ser a maior fonte de energia renovável. O movimento é energia. Ou aliás o magnetismo é movimento. Ou se posso dizer tudo é movimento e tudo é energia. Pra quem não sabe já existe motores movidos a magnetismo, e tênis que gera energia. Tinta que consegue captar mais energia solar células voltaicas.

    Bem, fico muito chateado com os paga paus de Massons e da massonaria. Você normalmente não será bem tratado por um masson se falar de lúcifer perto dele. Então nao puxe o saco. Aqui neste blog, é possível termos uma certa cordialidade entre as partes mas em vida real a coisa fica meio esquisita, vejo o lado do masson de ter que ver seu nome relacionado ao mau, mas problema dele. Eu não sou masson.

    Sinceramente entre ser um virgem para servir Jesus 24 horas, e esquecer que tenho vida própria e vontade própria, que nossa espécie gosta de relaxar e dar risada, e tudo mais. Ou que no mundo do Jeová da bíblia tem ser que esta em transe adorando o Ser supremo e não tem vida. E que se Jeová aparecesse pra mim hoje eu estaria fudido, porque me negaria a matar alguém porquê ele quer, sem um julgamento justo. Ou que Jesus quer julgar todas as gerações da terra em um único dia, culpando a minoria que se lascar quando ele voltar. E jogar um monte de caras no inferno pra sempre, ou seja aprisionar seres em mundo de eterna danação, sem ao menos imaginar que não tem lógica nenhuma no campo de existencia e evolução natural dos seres. Eu diria que talvez LÚCIFER, um ser que não fede nem cheira seja menos temido, já que o Bode, é o Deus dos ricos e intelectuais. Pessoas que Jesus e Adonai DETESTAM.

    Bem, fico com as palavras do anônimo que adentrou a loja de artigos massonicos quando só havia eu de cliente dizendo. TO DANDO KU, TO KEIMANDO O FIOFÓ. TO KEIMANDO A ROSCA. E PERGUNTANDO E AI, AQUI SÓ TEM BODE OU COMO É QUE É?

    NÃO ENTENDI NADA E NÃO ESTOU INTERESSADO EM SABER.

    NÃO FAÇA PERGUNTAS DAS QUAIS NÃO QUER SABER A RESPOSTA.

    NÃO FAÇA PERGUNTAS DAS QUAIS SABE QUE NÃO TERÁ A RESPOSTA.

    Forças ocultas nos observam, nos punem, e nos ajudam. Isso ninguém nega. ELAS EXISTEM.

    Pra finalizar, porque alguém pagaria pau pra massonaria sabendo que pra ela 99% da população não serve pra ela pra nada no quesito ser digno de conhecer a luz verdadeira.
    Quer dizer em termos práticos só eles vão para o céu e o resto? VAI FICAR PRA TRÁS?
    Eles dizem que existem masson sem avental no mundo, PONTO PRA ELES.
    Eles não são o único caminho.
    NÃO PUXO SACO MAS NEM SE FU…….
    EU NÃO SEI O QUE É MASSONARIA, COMO EU POSSO FALAR QUE ALGO É BOM OU RUIM SE EU NÃO CONHEÇO NADA DELA.

    Bem, sinceramente eu não acreditaria Nem se uma luz aparecesse pra mim falando que é do bem que ela é boa. Na verdade não me arriscaria a mexer com ocultismo a este ponto. Acho perigoso demais.

    Se o Mundo jás do Maligno, posso dizer que ele gosta muito de mim de vez em quando, principalmente quando procuro ser digno de mim mesmo e a inteligencia a que fui abençoado. Graças a DEUS. O INEFÁVEL.

  50. BOLODÓROS says:

    CARO PAULO, eu vi que tem ofendido e acusado. Tome cuidado com suas palavras. Por maior que sejam nossos inimigos, o cosmos continua em paz. Sabe, quem vocÊ acha que vai ganhar a guerra? Não sei quem esta certo ou errado. Estão tentando provar ao universo quem esta certo, quem argumentar melhor e mostrar de forma prática que esta certo vai vencer por apoio cósmico. JESUS tem certeza que irão vencer. O oculto também. E no final, no nosso particular podemos falar que somos cristãos e sermos aprovados pelos ocultistas como homens de bem, ou sermos ocultistas e um dia sermos expulsos de qualquer ordem e ser aceito por jesus para se arrepender. São duas escolas, uma trabalha com homens inferiores e os tenta fazer homens bons, a outra trabalha com homens bons e tenta fazer deles homens melhores, Na vida pratica, sem ideias conspiratorias é isso. NÓS NAO SABEMOS DE NADA MANO, E NÃO ESPERE SABER, NÃO FOI DADO A NÓS SABER. TENHA FÉ, E FAÇA O POUCO QUE NOS É PEDIDO POR AGORA. SABE FOI PRECISO MUITA DOR PARA SER QUEM SOU HOJE. MAS FOI NECESSÁRIO, ESTOU EVOLUINDO, E TUDO QUE EU FIZER SERÁ TUDO QUE EU TEREI, SEJA BOM OU RUIM, HONROSO OU VERGONHOSO. PALAVRAS DE BUDA.

  51. davi says:

    capeta e capeta e demonio e demonio

  52. anônimo says:

    Porque esses posts nunca são objetivos ? porque não falam qual o objetivo da organização ? A SUA INTENÇÃO É CONFUNDIR A CABEÇA DAS PESSOAS ! Que Jeová tenha piedade de você.

  53. Olá! Tudo bom com vocês? Primeiramente, quero deixar bem claro que não estou aqui para ofendê- los, mas sim para conversarmos e trocarmos idéias novas! Ok? Primeiramente, eu queria fazer uma pergunta para vocês refletirem durante, pelo mesnos, uma semana! Beleza? Tá combinado? Então aí vai ela: Vocês se sentem bem, verdadeiramente, de todo o coração seguindo essa doutrina que é falha e só traz desgostos, chateações no coração de vocês?
    E quando vocês pensam que alguma coisa deu tudo certo, aí sim que dá tudo errado!!! Não é assim que funciona? Vocês não encontram mais prazer no casamento de vocês como antigamente? Não conseguem mais ser aqueles “caras de antes” que todos adimiravam? Parece que é toda vez a mesama coisa quando vocês vão sair para a balada: saem às 22:00h da sexta à noite e só voltam no domingo à noite às 22:00h caindo de bêbado abraçado no cachorro lambendo a tua boca e a sua mãe sempre chora vendo isso, mas parece que nunca adianta nada!!!!!!!!!! Parece que quanto pior fica a situação, pior você vai ficando… Você já está pensando em sumir… mas como sumir??? Só me matando!!! É isso o que você pensa???? São essas coisas que acontecem com você? Então, pode ficar tranquilo!!! Relaxa!!! Pois eu cheguei com a solução!!! Não estou aqui para pregar placa de Igreja, afinal placa de Igreja não salva ninguém!!! Não mesmo!!! Muito menos Religião!!! Até porque, o próprio Filho de Deus condenou os religiosos da época, que eram os fariseus, aqueles que viviam procurando alguma prova contra Jesus para mandá-lo à prisão, mas é claro que nunca conseguiam… E assim é também nos dias de hoje, com vocês, que não estão nem aí para a Salvação de vocês mesmos… Algumas vezes, vocês já ligaram a televisão de madrugada e viram um tal de Bispo Macedo na Record, um tal de Pastor RR Soares na Band e uma Igreja Universal do Reino de Deus que às vezes pega até no CNT? e raramente na TV Cultura?? Pois, então! Vai dizer que você desligou a televisão, tomou um banho, fez um lanche e foi dormir??? EU NÃO ACREDITO!!! PUXA VIDA!!! AGORA EU FIQUEI CHATEADO!!! É BRINCADEIRA… conheço muitas pessoas que faziam o mesmo… porém não fazem mais, Graças ao Deus que criou todas as pessoas que você ama aí da sua família, do seu trabalho, do seu clube, do seu time de futebol, todas pessoas do seu bairro (sem excessão nenhuma; nem de cor, nem de idade). Ele também é o Criador dos aniumais: do seu cachorro de estimação, e é aí que eu quero que você entenda que não é apenas porque a mãe fêmea do seu cão deu à luz seu cachorro, isso não significa que ela é a criadora dele! Entendeu? Se não existisse um Ser supremo controlando a Natureza, que também não age sozinha sem a ajuda do Senhor-todo-Poderoso, ela não agiria… afinal, ninguém a controlaria, ou agiria descontroladamente… Não concorda??? Eu só quero abrir os olhos de vocês, afinal o nosso Senhor Jesus Cristo, que é o único filho do Pai sem pecado nenhum, quando estava na Terra disse: “Eu vou, mas deixarei o Espírito Santo que será o conselheiro de vocês para todas as horas… tanto as boas, como as difíceis”, mas ele também disse: “Ide e Pregai o Evangelho à toda criatura!!” , e disse mais: ” Todo aquele que crer e for batizado nas águas será salvo” ! Com certeza, você está aí pensando que já está salvo porque foi batizado, não é? Pois, em verdade, vos digo: Não se enganem! O batismo nas águas que vocês receberam quando eram recém-nascidos não será considerado no Dia do Juízo Final!!! Por isso, terão que se batizar mais uma vez nas águas, apóas os 12 anos de idade para receberem a Graça do Senhor-Todo-Poderoso e se purificarem dos seus pecados, quando pecarem… afinal, todos os seres-humanos pecam!!! Todos nós, que somos seres humanos, somos pecadores!!! Porém, nós cristãos, recebemos o perdão porque temos a Graça e a Misericórdia do Senhor-Todo-Poderoso, que ressucitou ao terceiro dia, após sua crucificação!!!!!!!!!! Então, o que acham de fazer essa escolha também como eu fiz??? Nunca diga não para um convitre de um cristão!!! Todos os cristãos que adoram em Espírito e em Verdade, são Ungidos de Deus, e neles ninguém toca… e com eles ninguém brinca!!! Toda uma Igreja unida em um dia de culto, é a coisa mais linda e emocionante que eu presencio todas as semanas desde 2000.

  54. Bruno says:

    Tanto a Maçonaria quanto os Illuminati (a Elite) estão entrelaçados e unidos. Não é tanto que um dos símbolos da maçonaria é o “olho que tudo vê”, e G.A.D.U (O Grande Mestre e Arquiteto do Universo) é Lúcifer. Como disse Pike, os iniciantes na Ordem não sabe ainda qual o verdadeiro proposito dessa sociedade, somente quando chegam ao grau 33 que eles verão a frase “servimos a Lúcifer e é ele quem nos dá conhecimento e altos cargos”

    • Bruno says:

      Lúcifer e Satã são pessoas distintas, não são a mesma personalidade. Satã é o seu primeiro assistente, que durante a rebelião se juntaram para impor seu plano de liberdade contra a superioridade do universo, e a liberdade de todos os seres.

  55. Laryson says:

    Uma história do Diabo XII-XX- Robert Muchembled, Deixa bem nítida essa distinção entre Demônios, Diabo, Satã,etc. Diversos nomes para coisas diferentes que se imbricaram de tal forma que hoje em dia parece a mesma coisa. Parabéns pelo conteúdo do Blog, realmente espetacular.

    • Laryson says:

      E para os Radicais apenas lanço um desafio: Pegue 20 versões da biblia de anos diferentes(com certeza você já deve ter feito isso) Compare a mesma passagem em todas, e se você achar a mesma coisa em todas, parabéns você gastou seu tempo estudando coisas que para você valem a pena.

  56. dionatan says:

    Gostaria de um contato de alguem! Preciso de informações sobre Lúcifer.
    Penso em adoro-lo com um Deus ,meu Deus ,mas preciso de mais informações!
    Penso em um.pacto se isso eh possível ,também qero.uma troca!

    Preciso de dinheiro .muito! Ele pode me da?

    Fui 14 anos envangelico, ate mesmo batizado. Mas sai fora. Loucura de mais!
    Não quero fazer mada no impulso ,mas ao mês.o teMPO tenho presa! Alguem pode me ajudar?

    Desde já agradeço!

    Att Dionatan

    • E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 says:

      Não venda a sua alma para o diabo, de que adianta obter riqueza para depois perder sua salvação? Não faça isso consigo mesmo. Não sei o motivo de você sair da sua congregação, mas o inimigo provavelmente fez muito para lhe tirar de lá e agora vc quer vender sua vida e sua salvação para ele em troca de riqueza? Não faça isso. Fique com Jesus.

  57. cristiano says:

    Parem de engano, voces colocariam o nome de seus filhos de lucifer?,
    Poxa, satanas (lucifer) é o pai da mentira, e toda aquela pessoa que pertence
    a ele, falará como ele, terá as mesmas caracteristicas dele, mentir, mentir e
    mentir. ele quer que seus filhos defendam-o, certamente que o homem
    que escreveu este texto esta sob dominio dele, portanto ele falará bem dele, é
    filho dele, advogado dele. me admiro as pessoas acreditarem em fabulas,
    pessoas que se dizem inteligentes e informadas e não enxergam o obvio,
    pois sigam a lucifer como ovelhas que seguem um pastor que lhes levará
    a o precipicio. Abram os olhos, alias, quem escreveu este artigo não tem nem coragem de assinar seu nome…

  58. HÉLIO REQUENA says:

    MEUS CAROS
    TODAS ESSAS HISTÓRIAS SOBRE SATANÁS\LÚCIFER PODERÃO SER ESCLARECIDAS PELO LIVRO DE JÓ. PRIMEIRO, A PALAVRA LÚCIFER VEM DO LATIM: LUCI=LUZ; FER, DO VERBO FERO=PORTAR. AQUELE QUE PORTA A LUZ. EXPLIQUEMOS PELA PRÓPRIA BÍBLIA, LIVRO DE JÓ, CAP. II.:
    “E, VINDO OUTRO DIA, EM QUE OS FILHOS DE DEUS (ANJOS\ARCANJOS) VIERAM APRESENTAR-SE PERANTE O SENHOR, VEIO TAMBÉM SATANÁS. (TAMBÉM=ADV.: DO MESMO MODO, IGUALMENTE). MESMO NÍVEL DOS FILHOS DE DEUS.
    2. ENTÃO O SENHOR DISSE A SATANÁS\LÚCIFER: DONDE VENS?… DE RODEAR A TERRA, E PASSEAR POR ELA.
    3. E DISSE O SENHOR: OBSERVASTE O MEU SERVO JÓ? PORQUE NINGUÉM HÁ NA TERRA SEMELHANTE A ELE, HOMEM SINCERO E RETO, TEMENTE A DEUS…
    5. DISSE LÚCIFER\SATANÁS: ESTENDE, PORÉM TUA MÃO E TOCA-LHE NOS OSSOS E NA CARNE E VERÁS SE NÃO BLASFEMA DE TI NA TUA FACE.
    6. E DISSE O SENHOR A SATANÁS: EIS QUE ELE ESTÁ NA TUA MÃO; POUPA, PORÉM, A SUA VIDA.
    VEJAM BEM, DEUS DETERMINA A SATANÁS O QUE ELE PODE OU NÃO FAZER.
    AS PESSOAS QUE TÊM A CRENÇA INFANTIL DE UMA DIVINDADE BENÉFICA EM ETERNA LUTA CONTRA OUTRA MALÉFICA, ACREDITAM EM DUAS DIVINDADES: UMA POSITIVA E OUTRA NEGATIVA, NÃO ATENTAM QUE DEUS ESTÁ NO COMANDO, SE NÃO SERIA UMA DIVINDADE SEM PODER ALGUM, NÃO SERIA ONISCIENTE, ONIPRESENTE E ONIPOTENTE, ISTO É, ABSOLUTA.
    ESSE ARCANJO: SATANÁS\LÚCIFER, ESTÁ DESEMPENHANDO UM PAPEL DESAGRADÁVEL DE TESTAR OS CRENTES EM DEUS, PARA FIRMAREM MUITO MAIS SUA FÉ. TUDO SOB O COMANDO DE DEUS.
    O TEXTO DEIXA CLARO QUE ELE ESTÁ SOB AS ORDENS DE DEUS. ELE NÃO AGE DE FORMA INCONTIDA, POR ESPONTÂNEA VONTADE: EIS QUE ELE ESTÁ NA TUA MÃO; POUPA, PORÉM, A SUA VIDA.

  59. RUBENS GOMES says:

    Ola amigo e irmãos de ordem.

    Vejo esse assunto muito polemico alem de ser um assunto de puro contesto iniciatico, nao devemos comentar o mesmo de forma tão profana.
    Vejo como profanação aos ensinamentos iniciaticos, penso que cada um aprende a história do Brasil de forma diferente , uns acreditam em papai Noel, ja aqueles que buscam a vardade para se libertar dessa escravidão de mentiras procura o real conhecimento , se o cristão não acredita que existe , algo muito mais alem do que as historias que ele conhece , que assim seja . deixa para la . quem viveu na mentira , vai sempre viver na mentira , mesmo que a verdade seja inevitavel , eles sempre vão argumentar que a verdade é demoniaca , eles tem que procurar evidencias do proprio JC e depois ver quem é o pai de toda mentira .
    T,’,F,’,A,’, para toda familia maçonica

  60. Gostaria Eu Ronaldo Alves Monteiro em nome do meu Mestre Lucifer de ter de todas as riquezas deste Mundo e desta Terra, conforto, luxuria e mordomia como ter um salário de R$ 1.666.6666,00 para serem depositados em minha conta salário 01063-1 e na agência 8769 do Banco Itaú S\A e de ter um salário de R$ 1.666.666,00 para serem depositados em meu Benefício 5041439180 de Ronaldo Alves Monteiro e a nossa casa da Rua São Leopoldo,21 esta valendo em preço de imóvel de R$ 9999 Zilhões de reais e a casa da Rua São Leopoldo, 21 esta novinha em folha, reconstruida e reformada com suas trincas e suas rachaduras das paredes, tetos e dos muros consertadas por Pedreiros Profissionais de SP e quero meu Mestre Lúcifer Eu Ronaldo Alves Monteiro ganhar agora o meu carro novo uma Ford Fusion ano 2.015 para abençoar a mim Ronaldo Alves Monteiro agora em nome do meu Mestre Lúcifer que assim seja.

  61. Bom dia meus irmao eu gostaria e desejo faze um pacto cm o lucifer agora eu tenho muitos sonhos e desejos a serei realizado aqui na terra eu quero faze um pacto cm o mestre e pai lucifer e quero qui ele mim torne em um grande milhonario e empressario e politico famosso e poderosso si esi pacto esiste mesmo e si vcs qui e mebro e irmao da mansonaria pode mim ajuda a faze esi pacto cm o lucifer mim liga agora meu numero e (94)991503746 eu quero faze e desejo e estou pronto pra faze esi pacto e se um mebro da irmandade de lucifer eu estou aguandano seu contanto vc qui e mebro e filho do lucifer e que mim ajuda agora a realiza meus sonhos e desejo po favo mim ajuda o mais rapido posinvel eu estou sonhado cm esi pacto cm o lucifer agora um franterno abraço pra tosto vcs mim ajua a si torna mebro da imadade agora meus irmaõ

  62. landry says:

    Olá
    Eu sou um sacerdotes espirituais que trabalham em todo o mundo pode
    Coloquei à disposição de nossos irmãos e irmãs, que querem das Nações Unidas
    Pacto com o diabo para ter dinheiro e última vida na terra.
    Coloquei à disposição de qualquer pessoa que
    Reunião dos problemas Granada ou d ‘ entrada de dinheiro. É possível
    O ITU despeje um pouco para seu dinheiro da empresa e
    Você vai multiplicar e é sem limite. Apenas continuar a y
    Pôr dinheiro e tanto quanto você quer que. Você também pode fazer
    Suas ordens servir outras necessidades como perfumes mágicos para o
    a chance, chás de ervas e outras folhas despeje a cura de doenças
    de todos os tipos tais como tensões de diabetes, AIDS hemorróida despeje
    curar a infertilidade luta l ‘ infertilidade etc… Tenho d ‘ criança na
    Pagamento do mundo é em Microsoft que estão à procura, você que é grande ou
    Pagar o grande quem quer reduzir peso, eu acho que a solução
    Faça isso e você queria que sua aura tal pagamento é formado e que buscam um
    Aumento de tamanho e querendo que são herdada grossi. uma família
    a família não quer que dar sua propriedade é a solução
    Despeje-os recuperar, você que já tenha sido enganado ou enganada e você
    sofrer, agora que você tomou e seus pobres tornam-se que você
    FAZER mais preocupação que a solução derrama todo seu dinheiro de volta.
    Eu também tenho preparações tradicionais despeje parada
    l ‘ alcoolismo ou tabagismo e qualquer outra autoridade à qual você
    confrontou a produzi-los derramar ter um bom relacionamento romântico e
    sustentável ao longo da vida não significa nenhum filho amar poder bem
    parceiro tem um pênis grande ou longo sem inconveniente etc…
    Estou a sua disposição/12:00 12:00 am todos os dias e se preocupe
    que todos os meus clientes estão sempre satisfeitos de acordo com seus problemas.
    Aqui está meu endereço d ‘ E-mail: landrylambaro@gmail.com
    Telefone de contato: + 22961958613
    Vou responder automaticamente e também esperamos que você
    satisfação, como eu
    Já outras pessoas que conheceram l testemunharam. Obrigado por sua parte.
    NB: Toda pessoa que contate-me por e-mail me tentar dar
    na mesma hora seus detalhes

  63. edson luiz businaro says:

    OLA MEUS AMIGOS ,CONSIDEREM PARA SUAS REFERENCIAS PESSOAIS O USO DA TESE E ANTÍTESE NA PRODUÇÃO DA SÍNTESE, QUE É A ARMA SECRETA DAS SOCIEDADES OCULTISTA COM SEUS RITUAIS E AGENTES ATRAVÉS DA INFILTRAÇÃO E ESFREGAM OS POVOS ATÉ QUE CONSIGAM UM ECUMENISMO OU NOVA ORDEM MUNDIAL .
    É SÓ OUVIR OS LIDERES MUNDIAIS QUER SEJAM DA POLITICA ,RELIGIÃO E AGREGADOS.

  64. Cleverson says:

    Quero muito dinheiro

  65. Cleverson says:

    Deua acima sempre satanas vc e fracassado sempre vc acha que enguana os outros mais a gentr sempre engana vc pq sou de deus ate morte ate o anticristo vim amo deus

  66. Cleverson says:

    Te amo deus sempre e emtrego minha alma em sua mao te amo

  67. Junior says:

    E porque voces deixam o pai do tempo decidirem a vida de voces? Quem ele pensa que é para castigar ou beneficiar alguem???? Existe 2 tipos de seres nesse mundo, são eles:

    - Criador; esse sim é o verdadeiro deus, dividido em 3, pai, filho e espirito santo,

    - critatura; são tudo e todos que o verdadeiro deus criou, inclusive esse pai do tempo de voces!!!! Meu não é, e nunca será!!!!!!

    Pra quem não sabe, pai do tempo conhecido tambem como, Kronos ou Moloque, um rei da mitologia grega que comeu os filhos, pois recebeu uma msg de Afrodite, na qual avisou que seu filho, assumiria seu reinado. Por isso ele sacrificou os filhos e os comeu.

    O ultimo nível da maçonaria, voce tem que matar um filho no ritual a moloque no famoso Bohemia Groove..

    Irmãos da maçonaria, saiam dessa ordem maldita, me atravessaram muito tempo, agora acabou pois O verdadeiro Deus e Jesus Cristo estão comigo…. E Estarão com voces, caso voces condenem e amaldicoem essa ordem, em nome de Jesus Cristo nosso salvador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>