Maçonaria e o Caminho da Mão Direita

Antes de dar início a esse Post, gostaria de agradecer a todos os visitantes, leitores do Blog “Teoria da Conspiração”, do Marcelo Del Debbio, que aqui estão desde a sexta feira, e aos seus comentários e elogios.

Aviso-lhes que ainda farei um Post para falar sobre isso.

Seguindo em frente, hoje vamos falar um pouco do Caminho da Mão Direita, em oposição ao Caminho da Mão Esquerda, que foi falado em nosso último Post sobre o “Satanismo e o Caminho da Mão Esquerda”.

Se você entendeu bem que o Caminho da Mão Esquerda é um caminho solitário e que se preocupa, diretamente, com o desenvolvimento pessoal e particular, irá entender bem o que é o Caminho da Mão Direita.

No Caminho da Mão Esquerda, que é o da Razão, é muito comum o desenvolvimento intelectual. Ou seja, parte do desenvolvimento se dá através do discernimento.

Já na Mão Direita, o processo é diferente. Você pode se desenvolver, plenamente, sem o discernimento da razão. Nesse caminho, suas ações não estão diretamente ligadas a nenhum tipo de compreenssão (por mais que essa compreensão, em si, tenha o levado a seguir o caminho da Mão Direita).

A Meditação é uma forma muito boa de se representar o “Caminho da Mão Esquerda”. Em contrapartida, a Caridade é a melhor forma de representar o “Caminho da Mão Direita”. Em teoria, na Mão Direita você praticamente irá abdicar de si mesmo para se preocupar com o próximo.

O melhor exemplo desse caminho será sempre o daquele que é considerado o melhor exemplo de Virtude já visto na humanidade, que é Jesus. Mas existem outros que também expressam muito bem essa ideia como: A Madre Teresa de Calcutá, o Mahatma Gandhi, o atual Dalai Lama e até o Super Homem.

Todos eles abdicaram da sua vida em prol do próximo.

Como exemplos práticos na sua vida, podemos pensar naquelas pessoas que resolveram passar um feriado de “dia das crianças” em um orfanato, dando brinquedos e atenção às criancinhas, ao invés de ficar em casa com a família ou os amigos, aproveitando que é feriado.

É aquele que utiliza boa parte do seu “décimo terceiro salário” pra fazer uma criança feliz, pegando algumas cartinhas no projeto “Papai Noel dos Correios” - ou mesmo, doando pessoalmente.

E é também aquele que chega cansado, depois de um dia de 12 horas de trabalho, mas faz questão de utilizar o seu tempo dando atenção aos seus avós, que já passaram dos 80 e que ficam muito felizes em ter essa atenção.

Em outras palavras, a Mão Direita reflete muito bem a virtude em si. Representa aquele que se preocupa com o próximo, antes de se preocupar consigo mesmo.

E Como Isso Funciona Com As Ordens Iniciáticas?

Nas Ordens Iniciáticas, o objetivo em geral é o aperfeiçoamento do homem. No entanto, os caminhos para isso são bem distintos.

Em uma Ordem da Mão Esquerda você vai encontrar um estudo mais acadêmico e uma prática ocultista/espiritual mais focada. Geralmente, haverá práticas e exercícios que você deverá realizar em um local calmo em que você possa fazê-los sem ser perturbado.

Nas Ordens da Mão Direita, o conhecimento será bem menos específico e a prática irá visar o todo e não o particular. Isso faz com que o aprimoramento da virtude seja ressaltado, como por exemplo, em ações sociais. É comum também que, ao invés de Rituais para serem feitos isoladamente, você terá “Rituais Cerimoniais”, que serão feitos em todas as reuniões e que vão ressaltar os Princípios da Ordem.

A Maçonaria representa bem essa idéia. Seu trabalho, sua filosofia e seus “efeitos ritualísticos” (para os que admitem a existência destes) são direcionados nesse sentido (o que é bem diferente do outro caminho).

Entretanto, você deve estar se perguntando: Se o objetivo das Ordens Iniciáticas é o mesmo, o final do processo também deveria ser o mesmo, independente do caminho escolhido, certo?

Certíssimo! Mas porque então são tão distintos? Como é possível trabalhar o espiritual com esses dois caminhos?

Vou dar um exemplo e fazer uma reflexão que talvez lhe esclareça isso.

Efeitos Ocultistas

No Caminho da Mão Esquerda é fácil entender como funciona o “desenvolvimento espiritual”. Através do Estudo e da Prática você já pode fazer Conjurações e utilizar da Thelema para que o mundo responda à sua vontade (ok, eu exagerei um pouco.. foi apenas um recurso ilustrativo).

Mas e no caminho da Mão Direita?

Bem, pense no seguinte cenário (bem hipotético). Você morre e chega “lá em cima”. Na sua “avaliação espiritual” você demonstra todo o seu conhecimento acerca do universo, tendo decorado toda a Bíblia, o Bhagavad Gita e a Cabala Judaica. Mas, de repente, você descobre que “não passou”.

Motivo? Você foi um péssimo ser humano então terá que voltar novamente – e com um Karma bem mais pesado (se você admitir os preceitos Espiritualistas), ou, irá direto para o Inferno (se você admitir os princípios Cristãos).

O Caminho da Mão Direita tem tudo para te levar ao “reino dos céus”. Um lavrador analfabeto e sem instrução, mas que dedica a sua vida aos seus filhos e a sua comunidade, tem mais chances do que um grande erudito cujo conhecimento não vá além do plano das idéias.

Isso quer dizer que a Mão Esquerda não permite a evolução espiritual?

Longe disso, no entanto, não é raro que os seguidores da esquerda se percam apenas nos estudos, acreditando que o conhecimento sem ação pode levar onde eles pretendem chegar.

Mas, vamos trazer isso para algo mais prático.

Em teoria, a plenitude de um homem de virtudes proporciona tudo que é permitido ao grande ocultista. É como dizer que, um homem pleno em suas ações de virtude, seria capaz de transformar água em vinho apenas com a própria vontade de fazê-lo.

Isso quer dizer que um homem de virtudes, que atinja um determinado nível de virtude, pode atingir os mesmos resultados que aquele que o fez pelo Caminho da Mão Esquerda. Isso inclui coisas mais objetivas como a Clarividência, a Viagem Astral e a Gnose. Da mesma forma, facilitaria o desenvolvimento de outros procedimentos que exigissem, antes de mais nada, um Ritual, para a sua realização.

Para Terminar…

Apenas para deixar bem claro, isso está apenas sendo tratado segundo as correntes de pensamento que defendem essa ideia. O Maçon não tem qualquer obrigação de aceita a existência dos “efeitos ritualísticos” que foram citados acima (mas claro, é importante conhecê-los).

No próximo Post falaremos sobre “Maçonaria e Satanismo – O Caminho do Meio”, que será o Post chave dessa questão. Digo isso porque este é o caminho mais complicado de se entender. E se torna mais complicado ainda pelo fato da maioria das pessoas acharem que o entendem e de acharem que ele é mais praticável do que os outros dois.

Bem, é isso. Até o próximo Post.

 

Veja Também

Satanismo e o Caminho da Mão Esquerda
Maçonaria e o Caminho da Mão Direita
Maçonaria e Satanismo – O Caminho do Meio
“Maçonaria e Satanismo” no “Teoria da Conspiração”
This entry was posted in Maçonaria. Bookmark the permalink.

49 Responses to Maçonaria e o Caminho da Mão Direita

  1. Felipe says:

    Muito bom!
    Aguardando os próximos capítulos =]

  2. raph says:

    Mais uma vez muito bem explicado, estou ansioso pelo Caminho do Meio :)

    Obs: Tem um pequeno erro de gramática, o primeiro “compressão” deveria ser “compreensão”, imagino eu…

    Abs
    raph

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Agradeço a correção (já está trocado). Eu tenho que reler mais os Posts antes de Publicar.

      • raph says:

        Tem um leitor do meu blog que cansa de me avisar de errinhos assim, só que pelo Twitter.

        Aliás, parabéns pela futura participação no TdC. Espero que goste do banner… Quem cria os banners de colunas sou eu :)

        Abs
        raph

        • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

          É, eu falei com o Marcelo pela manhã e ele me avisou que era você que fazia. Só preciso entrar em contato com o Hugo agora, para darmos continuidade ao processo.

  3. Michell says:

    Meu amigo, parabéns novamente.

    Eu sempre tentei explicar essa questão das ações morais influenciando a evolução espiritual, mas nunca havia organizado meu pensamento de forma a conseguir explicar da forma que você o fez.

    Obrigado,

  4. Donilo says:

    Olá,
    Primeiramente gostaria de agradecer pelo conteúdo do blog, a forma como é escrito é bem esclarecedora, os posts aqui prendem a atenção e a partir de agora cria-se uma expectativa de como será o próximo post.
    Por isso mesmo que gostaria de dar uma sugestão: colocar um recurso aqui em que permite mandar um E-mail toda vez que uma postagem nova for publicada, assim, ameniza a tensão que vem por ai rsrs…

    Agradeço desde já!

  5. Rafael says:

    Desculpe minha ignorância, mas ainda não enendi como chegar ao nirvana pelo caminho da mão esquerda…
    Pelo caminho da mão direita, você citou no texto os exemplos de Jesus, do trabalhador cansado que deu atenção aos avós e do trabalhador analfabeto…
    Qual seria o exemplo de alguém que viveu pelo caminho da mão esquerda?
    Um grande abraço.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Rafael,

      Aguarde apenas até o próximo Post. Isso será apresentado de forma clara. Se, ainda sim, estiver confuso, posso tentar o esclarecimento através dos “comentários” mesmo. Mas creio que não será necessário.

  6. Wellz says:

    Parabéns novamente,
    li todos os posts estão de forma clara e bem compreensível,
    me ajudou muito mesmo eu já tendo uma base creio que até
    os mais leigos que leram tenham conseguido entender bem
    suas explicações.
    Espero que mantenha o Blog sempre na ativa!

    Paz!

  7. Marcos says:

    Apenas uma curiosidade, diferentemente do que a maioria das pessoas pensa o Yoga seria uma “disciplina” do caminho da mao esquerda, correto?

  8. Renan'' says:

    Parabéns!
    O mais interessante dos seus posts é a clareza com que as ideias são explicadas. É bem direto e muito bem organizado!
    Abs”

  9. Caibalion says:

    Penso que o presente post, ao fazer a contraposição, deixou bem mais claro as definições adotadas entre mão esquerda e mão direita. Todavia, considero que falta uma dimensão do caminho da mão esquerda que, ao meu entender, está intimamente relacionado com o seu individualismo mais do que a razão e a meditação: o hedonismo. Porque, salvo engano de minha parte, razão e meditação não estão excluídos do caminho da mão direita, embora seja certo que está ela (mão direita) mais relacionada com a noção de revelação, é verdade. Como exemplo de exploração da razão citaria São Tomaz de Aquino e da meditação citaria Santo Antão, Santa Tereza de Ávila e São João da Cruz.
    Gostaria, ainda, e se posível, que você inserisse na análise Thelema e sua correspondência ou não com o satanismo. Por fim, vou pontuar ainda um outro tópico que penso merecer análise neste contexto: a goécia. Ahh, por favor, ao cabo, não esqueça da bibliografia.
    Não preciso dizer o quanto estou curtindo a sua exploração.
    Abs e sucesso,
    Caibalion

  10. Fontanella says:

    O que dizer?
    Parabéns irmão.Simples, objetivo, prático e claro.
    Isso estava faltando, tanto a iniciados com mais conhecimento, que por vezes não se fazem claros para aqueles estudantes que buscam. Quanto para estudantes que procuram explicações para si mesmo, com intuíto de algum dia se tornarem iniciados.
    Gostei muito do blog. Ajuda muito, a mim, ‘pois eu mesmo tenho dificuldade as vezes em explicar de uma forma clara o caminho que escolhi.
    Grato

  11. Leo says:

    Primeiramente irmão, parabéns pela sistematização do conteúdo! Difícil achar citações da Esquerda que a explicam tão bem. Sobre sua citação dos dois caminhos darem no mesmo lugar faço um comentário.

    Levi muito bem explicou: “A maioria das nossas doenças físicas vem das nossas doenças morais (…) Uma grande paixão à qual a pessoa se abandona corresponde sempre a uma grande doença que prepara a si mesma.”

    E você muito bem explicou que um homem de virtudes pode atingir os mesmos resultados de um grande ocultista, e até mesmo de maneira mais fácil. Afinal o egoismo da pura razão só cria outra doença moral para nosso inconsciente. E são as doenças que fecham nossas sentidos a Yesod e além…

    O resultado máximo, caso alguma percepção seja aberta ao praticamente egoísta, será o de se tornar um escravo em vida e pósvida de alguma egrégora de magnetismo negativo.

    Na esquerda também existe a virtude e na direita também existe a razão. Só não percebe isso quem ignora que a Iluminação de Tipheret está no meio da Árvore, e não em alguma de suas colunas. Então não adianta querer se prender de algum dos extremos e ignorar que todos os caminhos e esferas agem ao mesmo tempo o tempo todo. Porém isso ainda não é o caminho do meio, pois o que diferencia um caminho do outro é o passo inicial. Mas não cito nada pois estou curioso para o próximo post. hehehehe

    Como disse o Goya, o problema dos Thelemitas é acharem que podem xingar freiras e ficar invertendo o sinal da cruz. Lembro até hoje quando vi o RMP feito ao contrário e vibrando o nome Baphomet no Projeto Mayhem… até hoje não sei se é triste ou engraçado. Mas só mostra uma ignorância do estudo (se é que algumas vezes tem estudo) da Esquerda de Crowley, para mim um dos mais perfeitos (se não o mais).

    Mas pelo que você está mostrando LaVey o fez e o aprimorou de maneira incrível.

    Novamente, parabéns!

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Na verdade, LaVey não o aprimorou. Ele sequer explica como funciona os quesitos ocultistas. Ele apenas os cita, para deixar claro as bases em que ele fundamenta a estrutura do Satanismo.

      Minha proposta (juntamente com esclarecer os mitos Maçonicos difundidos no mundo profano) é esclarecer o Satanismo para o “Satanista”. A maioria compreende bem a sua filosofia, mas não compreende, justamente, essas bases em que ele (o Satanismo) foi fundamentado.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      A não ser que você esteja se referindo ao fato de LaVey ter aprimorado o “Caminho da Mão Esquerda” através do Satanismo. Nesse caso, ok! Eu também concordo. Mas aí vai depender do julgamento e das preferências de cada um.

  12. robson says:

    Boa noite, alguém conhece uma boa ordem de caminho da mão esquerda no Rio de Janeiro/Niterói ?

    Obrigado a todos.

  13. Leonardo R. A. says:

    Este seu post me fez repensar sobre minhas atitudes…não sou muito de fazer caridade…E admito que tenho buscado a minha evolução muito no caminho da mão esquerda ignorando a direita por ter um certo preconceito a ignorância e a falta de lógica mas pelo visto essas ações tem toda a lógica no final das contas…Acho que vou virar religioso e parar de estudar ocultismo…Ok, brincadeira, já passou…

    É possível conciliar a mão esquerda e a direita? Ou seja um caminho no qual o estudo e a evolução pessoal caminhem lado a lado com a prática da caridade e do refinamento das emoções? Se sim existe alguma Doutrina ou Caminho estruturado que tenhas esses dois lados sistematizados? Tipo um treinamento pessoal alinhado a prática do bem?

    Como sempre seus posts são muito bem escritos, didáticos e organizados, meus parabéns novamente meu amigo.

    Estou ansioso pelo próximo.

    Att.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Da forma que você descreveu, não existe um caminho sistematizado, mas isso não impede que você o faça, se assim desejar.

      O próximo Post pode lhe ajudar nisso.

  14. TheV3n0m says:

    Parabéns pelo Post e pelo blog !

    Também vim para no seu blog via “Teoria da Conspiração”.
    Até mesmo acredito que Marcelo Del Debbio e você possam ser a mesma pessoa.
    Brincadeira a parte, o fardo do Del Debbbio é maior, porque enfrenta seguidores “ateus”… aqui pelo menos nos comentários vemos que são pessoas já do meio.
    Mas se prepare….
    Nunca perca a calma e o seu objetivo.
    Não deixe o trols te influenciarem e perder o gosto por ensinar os que precisam.

    Um forte abraço,

    The V3n0m .’.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Não somos a mesma pessoa. Mas ele comentou comigo que também perguntaram à ele se quem escrevia esse blog era ele mesmo.

      Não se preocupe, não serão extremistas que vão conseguir modificar alguma coisa nesse Blog.

  15. Andre says:

    Assim como muitos aqui tb venho do TdC.

    To achando muito interresante, e sem quere por a caroça na frente dos burros mas já colocando; As religiões (pelo menos algumas) seriam esse caminho do meio? Por ex. a doutrina espirita ao mesmo tempo que trabalha com a caridade (mao direita) tb trabalha com crescimento espiritual (mão esquerda).

    Abraços

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Na verdade não. Existem religiões em todos os caminhos. Mas, aqui no Ocidente, a maioria segue o Caminho da Mão Direita.

  16. Luciana says:

    Realmente a “alma” do seu blog são os detalhes, as minúcias, o ” se fazer entender”.
    Gostei da ideia de mandar um e-mail quando for postado um novo link.
    Acho que podemos dizer que é da sua Mão Direita para nossa Mão Esquerda.
    Bom, pelo menos até o próximo post…
    No mais, parabéns pela parceria com o TDC.
    E como disse o V3nom, não perca a calma, o objetivo e nem a “alma” do blog.
    E também o gosto de ensinar os que precisam, como eu!
    Abraços.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Agradeço o elogio. Vou colocar um “feed” para que os leitores possam acompanhar por e-mail. Estão tendo alguns pedidos quanto a isso.

      Fique tranquila, não vou perder. O meu foco é bem claro.

  17. Lenon says:

    Sobre o erro de gramática, caso utilize o (navegador) Firefox use esse complemento: https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/verificador-ortogr%C3%A1fico-para-p/

    É muito útil e faz a mesma coisa que o Word faz com uma palavra errada… Não dá para excluir o “reler mais os posts”, mas ajuda. =)

    P.s.: E muito bacana o conteúdo do blog, parabéns!

  18. Thiago says:

    Não sou maçon mas venho lendo muito sobre a maçonaria visando quebrar o preconceito existente, é interessante ler textos de pessoas de dentro da ordem.
    Parabéns pelo blog

  19. edson says:

    a concepção do zoroastrismo com a coexistência da dualidade de antemão a do bem e do mal pode ser seguida com os preceitos de deus e o diabo Logo, uma dualidade entre Asha e Druj é uma dualidade entre a Verdade e a Mentira. propositado a explicações
    * Os q seguem a Verdade (Asha) chegam ao Paraí­so;
    * Quem segue a Mentira (Druj), cai no Inferno.

    Isso lembra alguma religio? sim lembra o Cristianismo,nao?
    a diferença é q esse conceito foi criado em de bom e mal…no caso do Zoroastrismo,os conceitos de Verdade e Mentira surgiram 630A.C.
    será q o Cristianismo, teve influências do Zoroastrismo?

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Meu caro,

      O Cristianismo só não tem influências da Religião Jedi. Fora isso, ele teve influências de inúmeras correntes de pensamento que vieram antes dele. Além do fato que o Zoroastrismo foi a fonte para a influência de vários outros caminhos.

  20. edson says:

    recomende um livro sobre os templarios e prbns pelo blog

  21. edson says:

    misticismo e um pouco tratando sobre o santo graal e a historia da ordem em si um livro bem abrangente se possível

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      No casos dos Templários não livros abrangentes a esse ponto. Existem dezenas deles, mas todos acabam tendo um foco.

      Sobre o Graal leia “Espada e o Graal – do Andrew Sinclair”. Sobre o “misticismo” recomendo ler “Templários e Sua Origem Mística” e “Mistérios Templários”.

  22. Rev.Breno says:

    Me pergunto se as religiões ocidentais seguem mesmo o caminho da direita.
    Tem um fato que muitas dessas linhas cardíacas não contam e que faz total diferença é o aniquilamento. Sem ele o caminho da mão direita é assim como vc colocou meio sem sentido…
    Muita gente não fala pois tende a espantar as pessoas, afinal se desprender de tudo o que é EU é complicado… gosto de uma frase sufi que diz que os homem da via cardíaca gosta até dos fundamentalistas pois sem eles seria mais difícil o martírio

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Belíssima frase.

      De fato espanta um pouco sim, mas a questão é que é possível seguir por esse caminho sem ser de forma tão extrema (mas claro que, em teoria, um dia as pessoas chegariam a esse nível extremo).

      Com relação as religiões. Sim, elas seguem (afinal, basta que isso faça parte de sua doutrina). A questão é se os membros seguem esses preceitos. Essa sim é a pergunta.

  23. Marcos.bs says:

    Bacana, gostei do texto.

    Pode adicionar mais um do TDC :D

  24. Ótimo post!

    Eu pensava que o caminho da mão esquerda era formado pelo mal e o da direira do bem.

    Abraços!

  25. leandro says:

    Saudações Admin,

    assisti esse vídeo e foi difícil não conectá-lo aos seus textos sobre o caminho da mão esquerda e direita.
    http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/jill_bolte_taylor_s_powerful_stroke_of_insight.html
    espero que minha observação seja útil.

    A paz profunda.

  26. ivo says:

    Ao meu modesto modo de ver, a Doutrina Espírita equilibra os dois caminhos: a evolução pessoal, esclarecimento…(esquerda) e o bem como um todo, a caridade (direita). Neste caso, seria o Kardecismo o caminho do meio? Achei interessante o comentário sobre a consecução da Tipharet estar no meio da Árvore. Seus textos, Admin, são bastante elucidativos e bem pesquisados. Continue…

  27. BOLODÓROS says:

    EU NÃO VOU AGRADECER PELO BLOG MERDA NENHUMA.

    ELE NÃO FOI PRA MIM, E SIM PARA INICIADOS.

    O INTUITO DO CRIADOR DO BLOG NÃO É ME AJUDAR OU AJUDAR NEÓFITOS.

    SE ELE QUER RECONHECIMENTO. OLHE PARA SUA OBRA E FIQUE EM PAZ CONSIGO MESMO POR DORMIR DE CABEÇA TRANQUILA E ESPIRITO VAZIO.

    SE QUER ELOGIOS.? NÃO OS FAREI.

    SEREI JUSTO E SINCERO.

    GOSTEI SIM MANO. EU NÃO USO CUECÃO DE COURO MANO

    EU USO CUEQUINHA DE ALGODÃO.

  28. naicy says:

    Oi eu não sou maçônica a muito tempo ,no entanto graças a seu blog estou começando a compreender melhor a maçonaria.
    No entanto não pude compreender perfeitamente o ocultismo.
    Obrigada atenciosamente Naicy.

  29. Hayder says:

    Meus amigos, eu venho dizer que esse site e uma mentira ao Deus Pai de Jesus Cristo e o verdadeiro caminho que vocês devem seguir e o caminho da mão direita, eu tambem afirmo que nada o que estiver escritos nesse site vocês devem seguir porque e contradis a lei de Deus, esse site e são de pessoas que cultuam o satanismo, e por isso esta cheio de igrejas pregando contra essa falsa verdade, e tambem afirmos que na batalha de amargedon eu vos enfrentarei com o espirito da verdade e o senhor dos exercitos caira sobre Deus e sera aprisionado para sempre. Sou um mensageiro do espirito santo e digo em verdade que meu Deus vai ti pegar.

  30. Sebastião Francisco says:

    Bom dia, queria saber como que posso engraçar na maçonaria? Porque já estou no caminho de 4 anos, a pesquisar sobre a maçonaria, e agora estou pronto para engrossar, pesso mas orientações, para, engrossar, o que que posso fazer, e o que que precisa.

  31. dertyo.xyz says:

    L evante a mao direita … estendendo os dois dedos como um garfo … entao leve-o para tras sobre o ombro direito e com um rapido movimento dos dedos estendidos para a frente em uma direcao horizontal. Ele alude a penalidade de arrancar os olhos de um traidor. 

  32. JULIANO says:

    Muito bom de verdade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>