Maçonaria, Inquisição e a Igreja Católica

Olá meus caros, estamos iniciando, com esse Post, nossa nova Série “Maçonaria, Inquisição e a Igreja Católica”.

A série leva esse nome porque trataremos de ambos os assuntos. Na categoria Maçonaria, nós iremos tratar da relação entre a “Maçonaria e a Igreja Católica”, ou seja, dos conflitos, das divergências, das invencionices e etc.

Já na categoria Satanismo falaremos sobre a relação de vários temas que envolveram a Inquisição. E porque isso na categoria satanismo?

 

Simples, porque a Inquisição estava ligada ao combate da heresia e é nesse período (a Idade Média Baixa) que começa a ocorrer as primeiras acusações de Satanismo – como já foi tratado no Post “Satanismo na Idade Media”.

Maçonaria e a Igreja

Desde o primeiro Post do Maçonaria e Satanismo já era previsível que, em algum momento, o Blog trataria dessa relação.

Os acontecidos serão avaliados com o que estiver ao alcance – isso inclui a posição oficial da Igreja e a posição de “terceiros”.

Alguns dos temas que teremos são:

  • Jesus e a Base do Cristianismo
  • Templarismo e a Igreja
  • Maçonaria e a Ciência Moderna
  • Bulas Papais
  • Cristão pode ser Maçon?

Esses são apenas alguns dos temas (haverão outros) e também não se deixe levar pelo tópico. Por exemplo, o tópico sobre Jesus é para tratarmos das bases reais do cristianismo, se existe mesmo um Jesus histórico.

Igualmente o post sobre o Templarismo e a Igreja não está aí porque os Templários deram origem a Maçonaria (até porque, isso já foi tratado em Posts anteriores). Mas está aí porque muitos ainda acreditam que sim e acabam se perguntando: “Mas se Igreja já tinha uma relação com os Templários, porque era diferente com a Maçonaria?”

Enfim…

A Inquisição

Os posts sobre a Inquisição irão começar pelo começo do Cristianismo para, primeiramente, entendermos alguns conceitos e pontos-chaves que serão importantíssimos para compreender o que gerou a inquisição.

Dentre os temas abordados teremos:

  • Heresia
  • Santo Agostinho
  • Jesuítas e a Inquisição
  • Bruxaria
  • Protestantismo
  • Inquisição Espanhola

Da mesma forma que na categoria Maçonaria esses não são os únicos temas abordados e cada um dos temas tem um motivo específico para estarem aí.

Como Irá Funcionar?

Todo esse processo terá dois caminhos:

O primeiro é histórico/pragmático, que será isento da interpretação religiosa, o que acaba deixando muitos cristãos incomodados, mas aproveito para pedir aos cristãos que acompanham o Blog (aos cristãos sérios, obviamente) que reflitam um pouco antes de tecer comentários críticos quanto a essas questões.

Se for para discutir que existem outros (ou novos documentos) que façam com que algum ponto em específico possa ser entendido de outra forma, não há o menor problema. Dessa forma poderemos, saudavelmente, discutir os documentos e os pesquisadores que defendem ambas as ideias e todos ganharemos com isso.

Porém, começar uma crítica que tem por objetivo questionar a história, partindo de referências puramente religiosas, é algo que não irá ser levado muito a sério (nem por mim nem por quem está lendo).

O segundo caminho será de pontos especulativos e o objetivo é apresentar outras alternativas sobre uma mesma questão, entrando também nos campos em que a história não entra.

Nesse “caminho” sim será plausível quaisquer tipos de questionamentos, até porque, nem será o objetivo dos posts defender pontos especulativos como a “verdade absoluta” – até porque, eu não tenho nada a ganhar defendendo alguma versão dos fatos.

Bem, tanto um quanto outro estarão bem definidos no Post. Ou seja, ficará bem claro quando se tratar de um ponto especulativo, até porque o “Maçonaria e Satanismo” não tem nada a ganhar defendendo apenas um ponto de vista.

Depois dos primeiros Posts do Blog, que falaram sobre o Satanismo na Idade Média e no Renascimento, muitos me cobraram tratar mais dessas questões. Por mais que boa parte de cada Post já seja escrito com meses de antecedência, eu escolho a Ordem das séries de acordo com o que mais me é pedido, então espero que essa série agrade.

 

Veja Também

Maçonaria, Inquisição e a Igreja Católica
Maçonaria – Jesus e a Raiz do Cristianismo
Maçonaria – Filosofia do Cristianismo Primitivo
Maçonaria – O Imperador Constantino
Maçonaria – A Igreja e os Templários
Satanismo e a Heresia
Satanismo – Santo Agostinho e a Inquisição
Satanismo – Carlos Magno e a “Unidade” Cristã
Satanismo – Cabala no Renascimento
Satanismo – Magia e Filosofia do Hermetismo
This entry was posted in Maçonaria. Bookmark the permalink.

35 Responses to Maçonaria, Inquisição e a Igreja Católica

  1. Paulo Ricardo says:

    Dileto Irmão e amigo,

    Não poderia mesmo faltar uma série como essa no Maçonaria e Satanismo. Fico ansioso, e tenho certeza que outros também ficam, ao pensar em como esse caminho será abordado, já que os anteriores surpreenderam as expectativas.

  2. Estamos no aguardo/

  3. yona says:

    e o concilio trento? será comentado em futuros post?

  4. Marcos Filho says:

    Não vejo a hora de ver os próximos posts.

  5. Patrick says:

    Admin,

    Eu sei que não sou o mais adequado pra discorrer sobvre um tema como maçonaria, mas pelo que já pude estudar os templários foram uma criação da própria maçonaria. Tbm já ouvi a hipotese de que ocorreu o contrário. você poderia nos mostrar o que prova o contrário?

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caro Patrick,

      Na verdade, quem faz tais afirmações é que precisa demonstrar de onde vem essa hipótese. Ambas as Ordens surgiram independentes – tanto os Cavaleiros Templários como a Maçonaria (que era “Operativa”, naquela época).

  6. como fica os iniciantes ????

  7. Alessandra says:

    Algum motivo especial para ter um artigo só sobre inquisição espanhola?

  8. Sergio Santos says:

    Sinceramente, não vejo porque o blog deveria entrar tão a fundo no mundo cristão, se é que pode ser colocado assim. Deixe esse tema para os Teólogos.

    • Baalerith says:

      Considerando-se que o Satanismo é fundamentalmente um movimento anti-católico, acho muito válido um aprofundamento no universo cristão católico. O blog, mesmo que livre deste intento, também acaba por “recrutar” pessoas para esta ou aquela Mão, a partir do momento que esclarece o trilhar dos caminhos. Portanto, conhecer o opositor de tal caminho é importantíssimo.

      Como Satanista, tenho muitas dúvidas sobre a Inquisição, já que há argumentação católica de que, na verdade, em média de 30 pessoas foram mortas pela Inquisição, desde seu princípio até o seu final. Agradeço a iniciativa do blog, está de parabéns, tanto pelo seu caráter informativo quando neutro.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caro Sérgio,

      Você tem razão, vamos deixar para os Teólogos e admitir que eles são os verdadeiros DETENTORES DA VERDADE universal e que tudo que não estiver de acordo deve ser considerado falso, vil e herege e que merece ir para a Fogueira.

      • lala says:

        Cara você é demais, adoro suas respostas aos provocativos.
        Agora uma pergunta pessoas, se você não é ateu, no que acreditas?

        Obrigado.

        • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

          Caríssimo(a),

          Eu prefiro não responder a essa pergunta porque, além de não ser uma resposta curta, seria inevitável que alguns dos que acompanham o Blog acabassem tomando-as como verdade, ou até, começassem a ler os textos do blog tendo em mente essas considerações. No entanto, se essa pergunta tem por objetivo o estudo em si, você pode mandar um e-mail para o e-mail do blog. Lá existe mais liberdade para a resposta.

          • O HERMETISTA says:

            fora os preconceitos que poderiam surgir em alguns leitores antes mesmo de estudarem o conteúdo… acho que isso prejudicaria bastante o entendimento sobre os temas

  9. LH says:

    Desculpe a pergunta, eu devo ter passado direto ou não prestei atenção, mas haverá posts relacionados a Martinho Lutero e ao Protestantismo?

  10. Eliete says:

    Gostaria de parabenizar o administrador, pois a criação do site foi de grande utilidade, principalmente pra estudiosos da área de humanas, assim pessoas leigas como eu, podem compreender melhor o universo da maçonaria, além de estar ajudando e muito no meu trabalho da faculdade. Além de dimistificar a visão obscura que muita gente tem a respeito da Maçonaria.
    Parabéns pelo excelente trabalho!

  11. A unica verdade é que tanto catolico e protestantes estão todos sob dominio da maçonaria que não é nada mais que dois reinos unidos na verdade a humanidade foi traida por um grande golpe chamado protocolo dos sabios do sião toda religião dominante no planeta surge com os judeus etimologicamente judeus quer dizer deus é o juiz (JuDEUS) juiz deus,assim um grupo de sabios formados por maçons e judeus usou a biblia uma obra morta da ditadura romana para dominar o mundo.

    I Corintios 15:13 Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi ressuscitado.
    pecados.
    18 Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
    E todos cairam no conto do vigario os chefes das matriz de todas as igrejas são maçons e maçonaria não tem nada haver com satanismo e sim com filosofia (deus são homens sabios) e tudo funciona pela corrupção.

    • Flavio Oliveira says:

      1Cor 15: 1-12, destacando o 12: Ora, se se prega que Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, como dizem alguns entre vós que não há ressurreição de mortos?

      A Biblia para o diabo e seus anjos já nasceu morta.

      Enquanto vivos podemos escolher: ser servos de Deus ou serventes do diabo, como Judas Traidor preferiu ser, juntando-se a multidões que buscam se aquecer no fogo do infermo, já que O céu é para poucos.

  12. O verdadeiro investigador não tem fé e sim fatos,fé é ter por certo a fé não pode ser contestada,pois quanto mais tolo mais teras fé e fatos não se contesta para contesta a biblia basta analizar um deus que fez tudo do nada e adora ouro,prata e usa espada como arma,na verdade, a fé, é um niilismo (morte dos sentidos).
    I Corintios 15:18 Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.

  13. I Corintios 15:15 E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não são ressuscitados.

  14. Jose Serafim Barbosa Reis says:

    Escravo de Cristo:
    Gálatas 3 : 7 Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão.
    Gálatas 3 :16 Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; E a teu descendente, que é Cristo.
    Gálatas 3 : 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa .
    Gênesis 15:13 disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza tua descendência será reduzida à escravidão,
    Amós 4:4 e de três em três dias os vossos dízimos.
    I Samuel 8:17 Tomará o dízimo do vosso rebanho; e vós lhe servireis de escravos.
    Atos 7:5 E não lhe deu nela herança, nem sequer o espaço de um pé; mas prometeu que lha daria em possessão, e depois dele à sua descendência, não tendo ele ainda filho.
    Atos 7:6 Pois Deus disse que a sua descendência seria peregrina em terra estranha e que a escravizariam e maltratariam por quatrocentos anos.

    Gálatas 3 :17 E digo isto: Ao testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não inv

  15. Jose Serafim Barbosa Reis says:

    A bíblia não é nada mais que uma obra da ditadura romana usada pela monarquia euro peia para preservar a escravidão humana.
    Os europeus se intitulam seres superiores as demais raças.
    Romanos 1:7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos.
    Deuteronômio 7:6 Porque tu és povo santo ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, a fim de lhe seres o seu próprio povo, acima de todos os povos que há sobre a terra.
    DEUTERONÔMIO 4:6 perante os olhos dos povos,Este grande povo é nação sábia e entendida.
    Na verdade a maçonaria é um grupo de filósofos a serviço dos reinos católicos e protestantes eles ilude padres e pastores para enganar o povo enquanto eles desviam recursos públicos.
    Miquéias 3:11 Os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro.
    Corrompe as autoridades fazendo eles passarem por deuses.
    Romanos 13:1 Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de “Deus”;

  16. Jose Serafim Barbosa Reis says:

    quero ver a cara do papa quando ele souber que jesus voltou ou melhor faraó voltou e quer de volta o obelisco que esta no patio do vaticano furtado do Egito e lembre-se,morto não ressucita,mais o espirito reencarna é esta a doutrina que foi modificada por Origines.
    No final todo tolo reencarna para pagar dizimo.
    I Samuel 8:17 Tomará o dízimo servireis de escravos.
    Amós 4:4 e de três em três dias os vossos dízimos.
    I Corintios 7:23 façais escravos de homens.
    Deuteronômio 28:29 serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve.

  17. Jose Serafim Barbosa Reis says:

    A igreja católica é um reino sacerdotal absolutista em que o papa é ser único e absoluto os cardeais e bispos são príncipes o papa é auxiliado por um grão mestre maçom da ordem de malta chamada alta maçonaria católica também auxilia o papa um chanceler assim os três forma a trindade ou santíssima trindade filosófica.
    A rainha Elisabete II que é soberana em vários estados é auxiliada pelo marido que é chefe da alta maçonaria protestante Grande Loja da Inglaterra.
    Em fim conhecimento é poder e filosofo que é filosofo e tem vergonha de ser honesto vira maçom cria sociedade secreta sabe a verdade mais mente,pois a arte da guerra é enganar o inimigo eu só gostaria de saber como fica a consciências de quem engana,pois mesmo tento estudado estoicismo ataraxia,hipocrisia… Eu não consigo enganar,talvez por saber da minha própria reação ao ser enganado,no final Deus é Luz (Sol) o poder de Deus é o Ar (espírito) e a vida é água e sais minerais,assim toda forma de vida surge na água .

  18. Jose Serafim Barbosa Reis says:

    Falando ainda de maçonaria é muito importante lembrar que se trata de uma organização muito complexa ela inicia com os cavaleiros templários que era puramente militar exercito utilizado pelo papa para promover saques (NAUM 2:9 Saqueai a prata, saqueai o ouro) em 1307 a ordem foi mudada,pois seu líder Jack de Molay foi queimado vivo por ordem do papa,eles criam novas ordens para iniciar uma nova cruzada formada por médicos ordem (hospitalar) e militares ordem do mérito militar,juízes ordem do mérito judiciário e fingindo santidade o papa fa acordo com os países e infiltram seus agentes espiões e secretos subordinados apenas ao papa e no final estamos todos nós em apuros.
    A maçonaria possui tantas ordens que fica difícil enumerar, pois toda seita cristã inicia cheia das boas intenções quando cresse os maçons assume o controle.
    No final o segredo chama filosofia.
    Será que Jesus liberta com sua volta.

  19. Jose Serafim Barbosa Reis says:

    Para quem se diz cristã seja católico o evangélico, protestante, vai um conselho de amigo, eu li toda a bíblia e conclui não existe bíblia cristã e sim romana ela foi escrita por um oficial do exercito romano chamado Paulo (Saulo) de Tarso e ele era romano inimigo dos cristão ou melhor dos judeus,pois o cristianismo é uma fabula criada por Paulo de Tarso em fim a bíblia é cheia de códigos secretos uma obra enigmática alegórica quero dizer escrita em uma sequencia de metáfora proposital com o fim de confundir o leitor,na verdade a bíblia é um manual que ensina como tirar proveito das pessoas e isto perante a lei brasileira é crime e nós não mudamos a lei pela fé,prevalece a lei.

  20. Jose Serafim Barbosa Reis says:

    Flavio Oliveira,ate um tolo em silencio passa por sabio e vc perdeu a oportunidade de ficar calado.

  21. Jose Serafim Barbosa Reis says:

    Na verdade a maçonaria é formada em sua cúpula por filósofos homens que acham dono da verdade,para os filósofos epicurista não existe nada alem dos cincos sentidos e que tudo encerra com a morte do corpo,se analisado a formação do feto ate o nascer do bebe eles estão corretos,mais o segredo de tudo esta no espírito (AR) existe uma força invisível que adentra o corpo ao nascer e isto chama encarnar ou reencarna do espírito,o maçom como qualquer cientista usam os mesmos métodos a prova cientifica é que torna valido a afirmação como ninguém provou nada sobre o espírito reencarnar ou resurgir de mortos eles conclui que não existe nada com que se preocupar após a morte,assim organizaram exércitos,policias e o poder judiciário,logo deus é o juiz e o general e cada bispo assume o comando das ordem e o papa é o rei dos reis “deus”.

  22. Jose Serafim Barbosa Reis says:

    Quem anda com sabio sera sabio,mais o amigo dos tolos sera…

  23. A igreja tanto católica quanto protestante são dois reinos os mesmos reinos que escravizaram os negros juntos formam o reino unido o que sustenta estes reinos são sociedade secretas chamada (maçonaria) na pirâmide maçônica estão todas as ordens que são organizações na maioria católicas como o “grande inspetor inquisidor” (Juiz do tribunal da Inquisição) a maçonaria é os braços dos reinos onde a monarquia não controla a maçonaria infiltra para defender interesses dos reinos os reinos falsamente se faz passar por religião, nos países laicos a religião é separada do estado, ai entra a maçonaria para defender interesses dos padres e pastores que estão te escravizando.
    II Pedro 2 :19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo.
    Gênesis 15:13 disse deus a Abrão: sua descendência será reduzida à escravidão,
    Gálatas 3:29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
    Isaías 55:3 porque convosco farei um pacto eterno.
    Hebreus 2:15 por toda a vida sujeitos à escravidão.
    I Samuel 8:17 Tomará o dízimo servireis de escravos.
    I Corintios 15:18 Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.

  24. SATANISMO: é apenas falta de conhecimento, pois diabo satanás, dragão, serpente refere sempre a mesma pessoa que finaliza em faraó.

    Ezequiel 29:3 Fala, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis-me contra ti, ó Faraó, rei do Egito, grande dragão,
    Apocalipse 12:9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás,
    JESUS: é uma fabula para ocultar a verdade sobre á historia do Egito “Jesus” foi o ultimo faraó do Egito filho único do general romano Julio Cesar “deus”.
    APOCALIPSE 11: 8 E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado.
    Deuteronômio 29:2 Vistes tudo quanto o Senhor fez perante vossos olhos, na terra do Egito, a Faraó,

  25. A bíblia é uma obra de filosofia, logo é preciso conhecer profundamente filosofia e busca tudo a luz da história, porem a maioria dos livros que lemos foram escritos por sacerdotes não devemos esquecer que a monarquia comandou durante XIX séculos com a inquisição proibia tudo que não fosse interesses da igreja,logo é preciso muito cuidado e as vezes precisamos recorrer a bíblia e interpretar suas metáforas.
    I Corintios 1:19 porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a sabedoria o entendimento dos entendidos.
    II Tessalonicenses 2:11 E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira;
    Provérbios 1:5 Ouça também, o sábio e cresça em ciência, e o entendido adquira habilidade,
    Provérbios 1:6 para entender provérbios e parábolas, as palavras dos sábios, e seus enigmas.
    Eclesiastes 8:1 Quem é como o sábio? e quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e com ela a dureza do seu rosto se transforma.

    Eclesiastes 7:12 Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro;

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>