Maçonaria para Não-Maçons / Parte 1

Bem, ao começar a falar da Maçonaria, gostaria de começar esse Post na certeza de que este será um dos mais importantes para quem deseja compreender melhor o funcionamento da Maçonaria.

Os Mistérios e Segredos da Maçonaria são sempre temas de demoradas discussões que, na grande totalidade das vezes, não leva a lugar algum.

Tentarei abordar, de forma clara, como se Aprende e se Estuda dentro da Maçonaria. A grande verdade é que, entendendo isso, muitas outras coisas ficarão mais claras de se entender.

É muito comum, para quem não é membro, pensar na Maçonaria como uma Escola no sentido “acadêmico”, como se houvesse uma grade curricular que envolvesse todo o conhecimento que existe ali dentro.

Quem pensa isso acaba acreditando, logicamente que, ao atingir o Grau 33, o Maçon passa a ser detentor de todo o conhecimento que existe dentro da Ordem. No entanto, nada poderia estar mais distante da realidade.

Mas, vamos por partes, para que você possa entender melhor o porque isso acontece.

Maçonaria: Duas Organizações, Uma Visível, Outra Invisível?

Existe um site Cristão, bem conhecido (A Espada do Espírito), do qual irei utilizar de um de seus Artigos, como base, para explicar algo muito importante para você, que não é Maçon, entender melhor como funciona a Ordem.

O nome do texto é justamente esse: Maçonaria: Duas Organizações, Uma Visível, Outra Invisível (dê uma lida, vale a pena).

O artigo, resumidamente, tenta demonstrar que existe uma “Maçonaria Invisível”, dentro da própria Maçonaria, onde estão os verdadeiros Maçons (que, para eles, são os Satanistas que preparam o Anticristo).

O argumento mais forte é uma citação do autor Manly Hall, que diz haver uma sociedade visível, que se dedica às atividades “éticas, educacionais, fraternais, patrióticas e humanitárias”, enquanto, a sociedade invisível “é uma fraternidade secreta e augustíssima (de majestosa dignidade e grandiosidade), cujos membros dedicam-se ao serviço dos arcanos”.

Ele diz a verdade, mas não da forma como é interpretada nesse artigo.

Para entender porque isso não é verdade, é preciso explicar algo muito triste, porém, muito verdadeiro, dentro da Ordem Maçonica. A maioria dos membros são altamente despreparados e a estrutura das Potências Maçonicas (GOB, COMAB, CMSB) não oferece nada que possa instruir seus membros com relação à tudo que a Ordem pode lhes oferecer.

Como eu dizia no começo, ser Grau 33 não garante que o membro seja detentor do conhecimento pleno da Maçonaria.

Por Que Isso Acontece?

É porque não existe cobrança, de um Grau para outro, que exija estudo e conhecimento da Ordem (até existem alguns trabalhos, mas não são passíveis de “reprovação”). Ou seja, não existindo essa exigência, não há motivo para que as Potências Maçonicas organizem qualquer tipo de estudo referente aos Graus.

Tudo isso faz com que, para cada Grau que o Maçom avance, ele tenha contato com um novo Ritual, novos Símbolos e uma nova percepção da Filosofia Maçonica, sem que lhe seja fornecido um Material para lhe explicar (e, posteriormente, lhe cobrar) o MÍNIMO que ele – na condição de maçon daquele grau – deveria saber.

Devido a isso é compreensível que os não-maçons (como esses que escreveram o artigo em questão) acreditem, verdadeiramente, que existem duas ordens distintas dentro da Maçonaria, afinal, o que mais justificaria existirem maçons que conhecem tanto sobre a Ordem e outros que, praticamente, não conhecem nada?

Quando isso acontece é REALMENTE compreensível que fique a impressão de que estes maçons (que são bem distintos) fazem parte de Ordens diferentes, onde uma é realmente muito séria e instrui os seus membros e outra é apenas o “clubinho” da cidade.

Era sobre isso que o Maçon Manly Hall se referia ao dizer que existe uma “outra ordem” onde os maçons conheciam os “verdadeiros arcanos”. São aqueles realmente dedicados, que estudam, debatem e frequentam as “academias maçonicas de estudos” para se aprimorarem no estudo dessa magnífica Ordem.

Mas, você deve estar se perguntando: “Como então os Maçons dedicados da Ordem fazem para se instruir”? Bem, material de qualidade é o que não falta (mas, isso será assuntos para próximos posts).

Por fim, para os que leram o Artigo do “Espada do Espírito” e acharam estranha a citação de Manly Hall (ao citar Lúcifer), não irei tratar dela agora. Haverá um post só para citações similares a essas em livros de renomados Maçons da história.

Para os que não leram, a citação foi:

“Quando o maçom aprende que o segredo para o guerreiro é a correta aplicação do dínamo do poder da vida, ele aprendeu o mistério de sua Arte. As energias ardentes de Lúcifer estão em suas mãos e antes que ele possa avançar para frente e para cima, precisa provar sua capacidade de aplicar corretamente a energia.”

Polêmico, não?

Continue acompanhando. Chegaremos lá…

 

Veja Também

Maçonaria e Satanismo / Proposta
Maçonaria para Não-Maçons / Parte 1
Maçonaria para Não-Maçons / Parte 2
Lúcifer na Maçonaria / Parte 1
Lúcifer na Maçonaria / Parte 2
O Bode na Maçonaria
Referências Bibliográficas / Maçonaria e Satanismo
This entry was posted in Maçonaria. Bookmark the permalink.

59 Responses to Maçonaria para Não-Maçons / Parte 1

  1. Ricardo Amaral says:

    Caríssimo Ir.;

    Infelizmente é uma incrível realidade essa que a Ordem vive. Essa falta de instrução gera outros problemas também.

    Por exemplo, já ouvi muito Maçom dizer por aí que a Rosacruz é a parte Espiritual da Maçonaria. Isso se deve ao fato de se encontrar na Rosacruz muitas explicações para os muitos procedimentos que temos em nossa Ordem (coisas que deveríamos ter como instruções em nossas Lojas.

    TFA

  2. TAILANE says:

    eu gostaria de saber como e feito a maçonaria porquer comforme for eu queria fazer só não sei se eu posso fazer poquer eu sou uma mulher voces podem mim explica.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Sua pergunta não ficou clara. Não “se faz” Maçonaria. A Maçonaria é uma Ordem, da qual exige filiação. E sinto informar que esse ingresso é apenas para homens.

      • says:

        Aliás, esse é um bom tópico. Por que é só para homens?

        • mario says:

          Por ser uma ordem que utiliza energia solar ( masculino)
          assim com wiccas usam rituais com energia lunar ( feminino)
          e rosacruzes usam rituais assexuados ( digamos assim).

          superficialemente falando claro, mas basicamente por isso os limites de sexo.

          Note que a maçonaria de loja ( com ritualistica solar é vetada a mulheres ) mas existe a maçonaria familiar onde as mulheres são mais que bem vindas ( e tem sua ritualistica própria)

          Assim como nosssos filhos tem a Ordem Demolay.

          pense também nos escoteiros ( meninos ) bandeirantes ( meninas)

          aprendem as mesmas coisas ( digamos assim ) mas de formas diferentes, adaptadas a sua biologia corporal…

      • Luís Fernando Buosi Valladão says:

        Hodiernamente existe Ordem Maçônica Feminina, SIM! Qualquer dúvida entre no site: http://www.maconariafeminina.org.br
        Dentre outras…
        TFA

    • Abadon says:

      Primeiro, você nem ao menos sabe falar o português então se coloque no seu lugar. Segundo, mulheres nunca pertenceram a maçonaria pura!

  3. L says:

    “Como eu dizia no começo, ser Grau 33 não garante que o membro seja detentor do conhecimento pleno da Maçonaria”, exato. Ser Grau 33 garante que o maçom é/foi detentor de grande quantia monetária.

    A “sociedade invisível” que Hall cita também se deve, na minha visão (pelas minhas observações e conversas com o “outro lado”), também se deve a seleção da egrégora. Um Maçom que é realmente um obreiro de seu caráter, e por consequência do nosso mundo, é levado mais cedo ou mais tarde a encontro daqueles que são detentores dos verdadeiros “segredos arcanos”.

    Sabemos que a maçonaria é perfeita, porém os obreiros usam seus instrumentos de maneira ignorante. Então os verdadeiros Mestres Maçons selecionam seus aprendizes independeste do Grau para os conduzir suas obras, mesmo que estes não percebam que estão sendo conduzidos pelos Mestres. Também sabemos que os Mestres são incógnitos.

    Muito bom, irmão.

    • Fiendshape says:

      Hahaha… grande quantia monetária foi algo bem realista. Aliás, creio que na Maçonaria do futuro, o ritual pra passagem de grau será um extrato bancário mostrado em loja, sessão publica.

      A maçonaria, EM GERAL, decepciona hoje em dia. Muito.

  4. José Motta Dionísio says:

    Boa noite!
    Achei muito bom esse post, pois tenho grande admiração pela Maçonaria, mas até então nunca encontrei ninguém que me explicasse o que na verdade era.
    Tenho uma dúvida: outro dia ouvi dizer que na verdade vc só tem ingresso garantido na maçonaria por 2 formas:ou se vc for muito rico ou se for muitíssimo inteligente. Gostaria de saber se isso é verdade, e se não é, como posso me filiar a ela.
    Agradecido pela atenção.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      A Maçonaria está longe de só ter membros muito ricos ou inteligentíssimos. Tem Lojas nas grandes Metrópoles, geralmente nos subúrbios, que só cobra de seus membros o mínimo para sustentar as despesas mensais. E, se a Ordem só aceitasse os inteligentíssimos, não seria tão grande quanto é.

      Só existe uma única forma de entrar, que é “ser convidado por um membro”. Através do Convite (e da aceitação do mesmo) a Loja fará um processo de sindicância – para avaliar a vida do candidato – e, se aprovado, poderá fazer parte do quadro de membros e ser considerado um Maçom.

      • José Motta Dionísio says:

        Muito obrigado pelos esclarecimentos. Uma vez recebi um convite, mas para entrar para a AMORC, mas o problema é que o valor da mensalidade ia um pouco além de minhas posses. Mas enfim a pessoa que me convidou me disse que isso não me impediria de comparecer a eventos que fossem abertos a não-membros.
        Tenho também uma curiosidade com relação à Maçonaria: é verdade que na Ordem não são aceitas pessoas que tenham tatuagens ou piercing?
        Desde já obrigado pela atenção.

        • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

          Não existe nada regulamentado. Dependerá muito da Loja. Ainda existem Lojas mais conservadoras que não enxergam isso com bons olhos, mas, no geral, isso não tem sido empecilho para entrar.

        • Nert says:

          a pessoa dizer que não tem condições de pagar a AMORC, realmente é por que não esta nem um pouco interessada. A mensalidade atualmente é de 114 reais por TRIMESTRE ou seja, RS 38,00 por mês para receber monografias em casa. Esta fora de suas posses? Caramba, deve ta brabo pra voce heim!

  5. Carlos Sobral says:

    Estou afastado da Loja, mas lhe digo, todo Maçom deveria ler esse Artigo. A Maçonaria precisa mudar, drásticamente, a forma com que instrui os seus membros.

  6. raph says:

    Olá, não sou maçom nem satanista, mas tenho alguma noção de ambos e, principalmente, de textos bem escritos e com boa intenção “espiritual” – e pela qualidade dos 3 primeiros posts do seu blog, sou obrigado a concordar com o Del Debbio (que postou o link no Teoria da Conspiração [deldebbio.com.br]): é um blog muito promissor :)

    Abs
    raph

  7. André says:

    A sinceridade com que você fala da Maçonaria é cativante, e o mais interessante é que, depois de ler os textos, realmente vc me parece um apaixonado pela Ordem.

  8. Marina says:

    Mas se é assim mesmo, como a Maçonaria espera cumprir o seu propósito?

  9. Dan says:

    Não sou maçom, mas admiro muito a ordem maçônica. Achei interessante um comentário que li por aqui dizendo que muitos maçons preferem a ordem Rosa Cruz por seus conhecimentos.

    Também acho isso, a AMORC me parece ser mais uma escola de aprendizado avançado. Não sei, talvez isso se deve à “fama”, digamos assim, que a Igreja deu à Maçonaria, e isso acabou por “popularizar” a ordem. Enquanto que, a AMORC, atua de tempos em tempos, fazendo com que seus membros seja de um público mais seleto.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Não precisa culpar a Igreja pelo fato da Maçonaria estar nesse estado. Tudo isso é culpa (infelizmente) dos próprios membros da Ordem Maçonica.

      Existem sim, “escolas de aprendizado avançado”, mas a AMORC não é uma delas. Ela é muito boa sim, mas o diferencial dela está:

      1. No seu material, que o membro recebe para estudar, em cada grau;
      2. No fato de existir muito pouca “politicagem”, que é muito comum em Ordens como a Maçonaria;

      A Literatura Maçonica também é excelente. A diferença é que não existe um “Conteúdo Programático” na Ordem, diferente da AMORC. Isso faz, nitidamente, haver um número de “membros da AMORC” bem mais preparado, no conhecimento da própria Ordem, do que a Maçonaria. Mas não esqueçamos que, em essência, os propósitos de ambas as Ordens são um pouco diferentes.

  10. Jessica says:

    Sabe o que eu achei mais interessante? É um Blog de maçonaria e de satanismo mas que pretende esclarecer para o leigo como essas coisas funcionam. Além do mais, deu para ver pelos comentários que o blog está acrescentando muito para os maçons também, que não tem um “estudo formal” nos seus Templos. Já comecei a ler outros Blogs de maçonaria mas nenhum prendeu a minha atenção como esse.

    Aguardo ansiosa pelo que vem pela frente.

    Parabéns e boa sorte :)

  11. Feliciano says:

    Desde que o estudo da Arte se popularizou (leia-se: você pode estudar sem correr risco de ser morto) o numero de estudantes fanfarrões cresce cada vez mais, o que torna muito coerente a ideia de criar uma Maçonaria Invisivel, quase nos mesmo moldes das Ordens Invisiveis, com a diferença que sobre as Ordens Invisiveis você não houve falar (principalmente entre os novatos). Até mesmo porque quase todo mundo que entra no ocultismo já quer ser maçom sem ter a minima ideia do que ela é (na verdade, nem mesmo o iniciante sabe o que quer). Eu que não quero gente assim na mesma ordem que eu u.u

    No mais, parabens e otimo texto!

  12. wsp says:

    olá, sempre pertencer a ordem mas não pelo que as pessoas falam: para se ter dinheiro , poder etc… mas prq sinto que um dia pertenceria! sinto falta da honra da irmandade do amor e fraternidade que nesse mundo não encontramos. estou disposto a entrar mas não sei como, vc poderia me dar uma sugestão?
    repito: não busco nada mais do que honra e fraternidade!

  13. Felipe Souza says:

    Muito bom o blog, parabéns…

  14. Carlos Ayrton says:

    É professor, estive aqui procurando algumas respostas, e estou saindo com mais perguntas….
    E o post sobre Lucifer…. FANTASTICO principalmente o debate no final do post.
    Ainda assim, estou saindo com muito mais dúvidas

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Fico satisfeito que os leitores também estejam gostando dos debates. As vezes fico um pouco preocupado de que algumas perguntas sejam extensas e acabem não atraindo a atenção dos leitores (e, mais ainda, quando as minhas respostas precisam, igualmente, ser extensas).

      Fique a vontade para apresentar suas dúvidas, esse espaço tem esse objetivo. Até mesmo para saber se sua dúvida já é tema de um Post futuro.

  15. jonas cesar says:

    acho que voce esta mal informado a respeito de maçonaria falando de coisas banais sem fundamentos.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Mais um que acha que esse Blog é escrito por um Profano! E o pior de tudo é que não ajuda em nada para a imagem da Ordem – muito pelo contrário.

      Meu caro (sendo maçon ou não) tenha um mínimo de trabalho para LER a Proposta desse Blog, antes de fazer um comentário. Ou então, faça melhor, aponte onde estão as coisas “banais e sem fundamentos”.

      [Aliás, você está longe de ser o primeiro que faz isso por aqui. Qualquer hora eu vou começar a ignorar esse tipo de comentário.]

  16. Gustavo says:

    Oi pra você que escreve. To gostando bastante dos textos, muito instrutivos. Você pretende dar sugestões de leitura, ou citar livros de onde obteve esse conhecimento?

    Outra coisa – o texto recomendado no começo do post ( Duas Organizações, Uma Visível, Outra Invisível? ) não consegui acessar. Não sei se é algum problema aqui ou no site. Fica o aviso assim mesmo.

    Vou ler os outros posts. Espero que você continue escrevendo. =)
    Abraço

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Já existe um Post sobre essas “sugestões de livros”.

      Vou ver o que está acontecendo com o link. Geralmente, quando dá algum “tilt”, o próprio Google recomenda o link correto.

  17. Silvano says:

    Olá admin,
    Acompanho todos os posts do TdC e a partir de hoje também serei leitor do seu blog.
    Primeiramente gostaria de dizer que não sou maçon, porém sempre tive muita admiração e fascinação pela maçonaria, que resultam em uma enorme curiosidade à respeito.
    Curiosidade, esta, que sempre me leva a buscar conhecer mais sobre a entidade e seu funcionamento, seja em livros ou na internet.
    Pois bem, por residir em uma cidade pequena, posso dizer que sei apontar quase que cada um dos membros da maçonaria e, até mesmo, me relaciono em certo grau com alguns deles, uma vez que sociedade discreta e não secreta.
    Ocorre que, assim como exposto em seu excelente texto, sempre me perguntei: “será possível que todos possuem conhecimento dos mais variados assuntos, sejam eles filosóficos, moralistas, espiritualistas ou até mesmo históricos aos quais eu tenho acesso em blogs como o presente ?”
    Acredito que hoje encontrei a resposta em seu ótimo post e confesso que, além de admiração, tenho muito interesse em um dia ser membro da instituição.
    Espero que venham muitos textos pela frente.
    Abraço e boa sorte neste trabalho.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caríssimo,

      Fiz esse Post justamente pela impressão que as pessoas tem de que todos os Maçons são “grandes eruditos”. O que realmente faz com que acreditem que existe mesmo uma “Maçonaria Invisível”, onde se congregam todos os “verdadeiros maçons”. A diferença está só no empenho e dedicação à Ordem.

  18. Yona says:

    Vc citou algo sobre a maçonaria ser o ‘criador’ do anticristo…poderia falar mais sobre isso em posts futuros? dizer da onde essa ideia veio? vlws e mais uma vez parabens pelo blog=)

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      De fato, eu citei. Mas foi apenas porque estava me referindo ao texto do site “Espada do Espírito”.

      Não há muito o que falar sobre isso. Não há propriamente uma história. Se tratam apenas de grupos de religiosos fanáticos que atribuem ao demônio (nesse caso, a Maçonaria) tudo que não está de acordo com a sua religião.

  19. flavio fontennelly says:

    Isso é tudo uma grande mentira, não caiam nessa! procurem a Deus que é o melhor caminho. não existe alégria maior que servi a Deus. na verdade isso de maçonaria é servi ao diabo. falo isso por que mentira eu conheço de longe.
    Meu DEUS como existe gente troxa nesse mundo.

  20. Diego de Abreu Lima says:

    Ola irmao nao sao todos que tem acapacidade de ler, e entrepretar.
    Ser mason nao e viver em vao, e sim morrer por uma causa.
    Para os demas que brasfemarem arespeito da maçonaria pense nesta frase:
    O que fazemos em vida ecoam na eternidade,oque santifica o homem nao e que se fala e sim o que se faz.
    Para todes os menbros de uma ordem selecinada paz profunda em vos irmao.’.
    guatimozem pela luz de JABULON

  21. Was-GO says:

    Temho uma duvida. Na minha adolescência vivi em uma cidade pequena onde consumi maconha até o dia em que me casei com 20 anos. Nunca tive problemas com justiça e sempre trabalhei e os cidadãos desta cidade me tinham carinho inclusive os maçons pois trabalhava no ramo financeiro. Esta adolescência foi marcada por rebeldia, cabelos compridos,muito rock IN roll, já viu neh jovem !!!
    Hoje tenho 41 anos, nao curto drogas, meus filhos se querem bebem álcool etc e tenho uma boa convivencia social, desta cidade eu sai e até hoje moro fora. Sou rotariano há 5 anos. Fui convidado para entrar na ordem. Agora minha preocupação, a loja que fui convidado pertencente ao mesmo Oriente da minha cidade Natal, o processo de pesquisa de minha vida pode ser verificado naquela loja onde por questoes subjetivas posso ser considerado um homem bom ou nao, lá tenho amigos maçons e outros nem tanto. Essa adolescência regada por rebeldia pode ser motivo de recusa para ingresso na ordem?

  22. Was-GO says:

    Continuando: ou poderia ser considerado como um dos princípios de que a pedra bruta pode ser lapidada?

  23. Allan says:

    Gostei muito do seu blog , mas acho que esse assunto em especial instruções deveria ser debatido em outros locais , se é que me entende .

  24. Barcelos says:

    obrigado amigo! ótimo post!

  25. jose luiz sampaio da luz says:

    eu não sou maçon mas tenho uma admiração muito grande pela maçonaria

  26. Pedro-SC says:

    Olá! Parabéns pelos ótimos posts. Não sou maçon, mas digamos que um simpatizante com a causa! Admiro muito a Ordem e aguardo quem sabe um dia um convite para defender o lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade!

    Forte abraço!

  27. Alexandre Roberto Barbosa says:

    Olá! Parabéns pelos ótimos posts. Não sou maçon, mas meu avó foi meu pai também, digamos que um simpatizante com a causa! Admiro muito a Ordem e aguardo quem sabe um dia um convite para defender o lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade!

    Forte abraço!

  28. Conhecedor says:

    Pra ser um maçon, é acessível ter uma condição financeira de nível desejável ou não?

  29. zau ex demolay says:

    Realmente as lojas deixam muito a desejar no quesito conhecimento… são poucas as que tem bibliotecas com materias e materiais realmente importantes

  30. Alexandre Souza says:

    Olá. Desculpe a minha ignorância. Estive ‘folheando’ o site e não entendi bem a relação que deseja fazer entre maçonaria e satanismo, visto que, até onde sei (mais uma vez peço desculpa pela ignorância), a Ordem Maçônica não tem absolutamente nada a ver com satanismo, adoração ao diabo ou coisas do gênero… Seria o nome do blog uma forma de chamar a atenção para o navegador e depois esclarecer o mesmo justamente sobre o fato de uma coisa não ter nada a ver com a outra? Um abraço respeitoso.

  31. BOLODÓROS says:

    Bem, não sei se minha ignorância me cega, ou se estão tentando brincar com minha bestialidade.
    Dizer que a Ordem não tem muito material só pode ser coisa piada. I GARA KID ME?
    THIS IS ALL BUSHIT,
    Men? WHAT ARE YOU SAYNG? ITS CRAZY
    FOR CRUSSIK.
    Caramba, os massons adoram escrever livros, e o que não falta é livro. Eu na minha simploria ignorancia, acredito que OS IRMÃOS SE É QUE SAÕ REGULARES, ESTÃO ENVIANDO UMA CRITICA OCULTA A MAÇONARIA, PORQUE NÃO ESTÃO ENTENDENDO NADA DOS RITUAIS PRATICADOS. SÓ PODE SER PIADA.

    Mas……cada um no seu quadrado, falo porque quis, ouviu o que não quis.

    Bem que a maçonaria tem livros para o mundo CHAMADO PROFANO, PARA OS BISBILHOTEIROS E TAL ELA EXISTE MESMO.

    E que ela la dentro é outra coisa, caramba. Tdo mundo que mexe com ocultismo logicamente tem contato com entidades através de mediuns e sei lá o quê? Certamente as forças invocadas nas ordem, são as forças certas pra ela.

    Por exemplo se vc fizer um pentagrama no chão bem grande e tacar fogo, lá de cima quem sabe vc veja alguma coisa.

    Se vc usar os simbolos certos aparece outra coisa.

    Bem tem um ditado que o diabo não entra sem ser convidade, pois ele é educado, O TAL JESUS TAMBÉM, só que no caso vc tem que bater a porta para ela se abrir.

    Exemplo. Os kardecistas não invocam seres superiores em seus trabalhos, invocam espiritos desencarnados de humanos, e pelo jeito o negocio da certo. Mas só acredito se eu existir depois daqui, e não to com pressa pra saber a verdade.

    Você, eu alguém acha, que vai saber com que forças os MASSONS TRABALHAM? Que trabalhos lhe são exigidos?

    FORGET IT MAN.

    Se vc gosta de filosofia, cara. A MASSONARIA TEM A MELHOR FONTE, E INCLUSIVE PRA LEIGOS E NÃO INICIADOS. A NET TA LOTADA, ESBARRUFADA, ENTUPIDA, NA USP VC ACHA UM LIVRAO GRANDE E GROSSO SOBRE SIMBOLOS DO JEITO QUE VC PODE DELIRAR SE QUISER, É CARO.

  32. BOLODÓROS says:

    Como já disse, não sei porquê querer ser masson, vc vai se intupir de obrigações, Vai ter que ir a deliberações infindáveis, vai se arregassa de estudar, vai ter que levar o nome da orden nas cacunda se lasca pra não caga fora do caco. se caga vai se lasca com um monte de punições lascadas, do tipo deixar a barba crescer o cabelo, fica exposto na frente da loja igual um bicho, igual a nabucodonosor, sem cortar a unha, morinbundando pra todo mundo ver, nem que seja um dia, duas horas. Se cagar mesmo, vai ser tão humilhado que vai pedir pra sair. Mano se é louco pra querer ser masson? Vc só pode querer ser louco pra encarar uma fera dessa? Já percebeu que a massonaria só tem cabeça branca? e caras de meia idade pra cima? Mano eles estão querendo renovar o quadro. Dúvida? Olha esse blog. Olha quanto site massonico espalhado. Cara tem gente aqui pedindo pra ser Masson, só pode ser piada. Com todo respeito a ordem, estou falando isso porquê vc vai se lasca de tanto trabalho, se vc não evoluir na vida vai ter um monte de irmão pensando sobre vc ser um acomodado e ficar dependendo dos irmãos pra te dar emprego. Vai levar dura algum dia porque ninguem é perfeito. Vai gastar uma fortuna em anos. AHAHAHAHAHAHAHHA SE QUER SE LASCAR, SEJA MASSON. O CHICOTE DA TA CONSCIENCIA VAI ESTRALAR NA SUAS COSTAS TODO DIA.
    VAI TER QUE PROCURAR SER CHEFE NA TUA EMPRESA E SE POSSÍVEL DONO.
    NUNCA MAIS VC VAI PODER FAZER MERDA. É MANO. E MERDA PRA VC FAZER É FACINHO. E SE VC É COMO EU, UM CHATAO, IMAGINA TER QUE FAZER NOVAS AMIZADES DIRETO, SER LEGALZÃO E VC NÃO SABE SER. CARA PRA SER MASSON VC TEM QUE SER ACIMA DA MÉDIA EM TUDO. OS CARAS NORMALMENTE SÃO MUITO INTELIGENTES E SUA MENTE FICAR NA BRISA MANO. TALIGADO.

  33. Danilo says:

    Olá, caro administrador do blog. Desde já queria lhe agradecer por esclarecer muitas dúvidas que eu tinha a cerca da maçonaria. Ainda não pude ler todos os artigos de seu blog, por isso não sei se o que tenho pra lhe perguntar já foi esclarecido aqui. Gostaria de saber qual a posição da fraternidade em si sobre homossexuais, se são “aceitos” para participarem.
    Aguardo sua resposta. Abraço.

  34. Jailson says:

    Parabéns ao caro amigo que está nos passando esses
    conhecimentos! Muito importante aos que buscam conhecer melhor esses mistérios. Acredito que devemos tirar o medo, preconceitos, fanatismos para que possamos ter ótimos resultados. Abraço à todos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>