Maçonaria – “Você Entendeu?”

Essa série de Posts sobre “Os Caminhos Dentro da Maçonaria e do Satanismo”, tinha como objetivo explicar os caminhos de estudo que são possíveis, a partir de ambos os segmentos.

Com relação ao Satanismo não há muito o que se explicar. Simplesmente foi apresentado as correntes de pensamento que ali são encontrados – faltando ainda apresentar o último Post que será sobre a “Missa Satânica e a Magia do Caos”.

No entanto, com relação a Maçonaria, foi necessário fazer um Post sobre isso.

Inicialmente essa Série começou com a explicação dos “Caminhos da Mão Esquerda, da Mão Direita e o Caminho do Meio”, já que eu não encontrei outra forma de explicar os caminhos, dentro desses dois segmentos, sem que antes estivessem claros os caminhos iniciáticos que pautam tudo isso.

Com o Satanismo de LaVey foi só seguir adiante, apresentando as correntes que ali estavam (como eu já disse). Entretanto, seria quase impossível fazer o mesmo com a Maçonaria. E porque?

É bem simples. Você encontra de tudo dentro da Ordem.

Seja como referência a Religião, Filosofia, Correntes Místico-Ocultistas e etc. Afinal, são inúmeros os Ritos, inúmeros os Símbolos, inúmeras as interpretações. Basicamente a resposta do universo (42) também deve estar em algum lugar, dentro da Maçonaria.

Então o que eu poderia fazer para resolver isso?

Primeiramente, (após apresentar o Caminho da Mão Direita) procurei apresentar as formas possíveis de “atuação” da Ordem. E, em segundo, procurei as formas de se “entender” a Ordem. Por isso fiz três Posts para tratar do Primeiro e mais três para tratar do Segundo.

No primeiro caso, a atuação deveria ser apenas Social e a Intelectual. Entretanto, separei a questão Intelectual em duas, sendo elas “Filosófica e Espiritual” – que acho uma abordagem mais justa.

No segundo caso, antes de mais nada, era preciso definir quais as ferramentas que nos permitem entender a Ordem, que são: a “Filosofia, o Simbolismo e a Ritualística”. A partir disso foram feitos os últimos três Posts (sobre Maçonaria) dessa série.

O que viesse além disso era resto. Estaria apresentado a forma de “atuação” e a forma de “entendimento” da Ordem, que são, verdadeiramente, os Caminhos da Maçonaria. E como eu concluí que o ideal era apresentar a “atuação” e o “entendimento” da Ordem?

Simples. As perguntas que me guiaram foram as perguntas mais simples que fazemos quando alguém nos conta sobre algo que nunca tínhamos ouvido falar em nossas vidas:

As perguntas foram: “O que é?” e “O que faz?”

Tudo isso porque, conhecendo a Maçonaria, de verdade, já se conhece os Caminhos possíveis de se percorrer dentro dela (mesmo que você não tenha essa ideia bem definida em sua mente). E essa era a melhor forma de se fazer tudo isso, já que seria inviável falar de todas as correntes de pensamento que se encontram dentro da Ordem.

Relação Entre os Posts

Reparando bem vocês irão notar que os Posts da Primeira Parte da Série estão relacionados aos Posts da Segunda.

Vejamos a relação:

Maçonaria Social – Filosofia da Virtude

Maçonaria Filosófica – Simbolismo Universal

Maçonaria Espiritual – Maçonaria e Psicologia

A conclusão (óbvia) de tudo isso é que a atuação da Ordem está diretamente ligada as ferramentas que permitem o seu entendimento – e não poderia ser diferente, poderia?

Querendo ou não, a “Questão Social” se deu devido a “Filosofia de Virtude”, da Ordem, que acaba exigindo (internamente) que a Ordem exerça seu papel, não sendo (o ato de ajudar) apenas uma ação isolada de cada um dos membros.

A “Questão Filosófica” se deve aos nossos muitos Símbolos extraídos de tantos lugares e, consequentemente, permitindo-nos tantas interpretações.

A última relação não é, necessariamente, uma relação direta. Se trata apenas das duas formas de se entender os Rituais (Espiritualmente e Psicologicamente).

E o Post “Maçonaria Milenar”?

Bem, ele foi necessário para que o Leitor tivesse em sua mente a visão de Maçonaria a partir de 1717 e não ficasse pensando em Egito ou Grécia enquanto eu tratava dessas questões.

Aos que querem ouvir falar dos Mistérios Antigos, fiquem tranquilos. Será falado. O ritmo do Blog está ótimo e é perceptível que haverá muito espaço para tudo isso. MAS, não adianta começar por lá. Como também não adiantaria começar falando da Maçonaria Operativa.

O Post sobre “Maçonaria Milenar” era tão importante quanto o Post sobre o “Caminho da Mão Direita”. Sem essa “visão” da Ordem ficaria difícil entender todo o resto.

Com o tempo poderemos tratar da atuação política da Maçonaria, na história. Poderemos tratar da análise de diversos Símbolos. Também será possível tratarmos do pensamento das Escolas Místicas da Maçonaria. Enfim, temos ótimas possibilidades pela frente.

Espero que tenha sido possível atingir o objetivo de explicar os “Caminhos da Maçonaria e do Satanismo” nessa série. Motivo pelo qual eu fiz esse Post, que é esclarecer para aqueles que leram os Posts mas não tinham organizado esse “quebra-cabeça”, na sua mente.

 

Veja Também

Maçonaria Milenar?
Maçonaria Social
Maçonaria Filosófica
Maçonaria Espiritual
Maçonaria e a Filosofia da Virtude
Maçonaria e o Simbolismo Universal
Maçonaria e Psicologia
Maçonaria – “Você Entendeu?”
This entry was posted in Maçonaria. Bookmark the permalink.

29 Responses to Maçonaria – “Você Entendeu?”

  1. Roberto Campos says:

    “Didática – Você está fazendo isso certo”

  2. Paola says:

    Vc podia ter feito esse post depois de terminar a série de vez, depois do proximo sobre satanismo, vc ñ concorda?

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caríssima,

      Acontece que não haveria outro Post para ser colocado aqui. Ou seja, eu teria que adicionar um Post que, certamente, seria mais adequado colocar em outra série de Posts.

  3. Alan says:

    Salve Admin,

    Experimenta colocar outra aba lá em cima ao lado da PROPOSTA, para separar o blog por essas SÉRIES de posts, assim o leitor poderá ficar mais organizado, depois que passar um certo tempo e já tiverem vários.

  4. Gabriel Vasquez says:

    Olha, o blog é muito bom mas devo dizer que eu imaginava ver uma relação direta entre a maçonaria e o satanismo. Não sei se isso ainda vai ter , mas acho que você pode sim pensar nisso. Deve ter essa relação, certo?

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caríssimo Gabriel,

      Não sei se entendi bem o que você quis dizer, mas no futuro haverão alguns posts para falar da relação da doutrina do Satanismo de LaVey com a filosofia da Ordem.

  5. Conrado says:

    1º – Quando vossos olhos se abriram para a verdadeira luz, uma infinidade de objetos, novos para o vosso entendimento, atraiu a vossa atenção.

    2º – As diversas circunstâncias que rodearam a vossa recepção, as provas a que fostes submetidos, as viagens que vos fizeram efetuar e os adornos do templo em que vos encontraste, tudo isso reunido deveria ter excitado a vossa curiosidade, e para satisfazê-la não há outro caminho senão o da busca do conhecimento e da verdade.

    3º – A maçonaria, cuja origem se perde na noite dos tempos, teve sempre por especial escopo agremiar todos os homens de boa vontade que, convencidos da necessidade de render sincero culto à virtude, procuram os meios de propagar o que a doce e sã moral nos ensina.

  6. Samuel says:

    Eu gostei do Maçonaria Milenar. Começastes muito bem ao situar (tanto irmãos como profanos) que a Maçonaria não começou a milênios atrás. Alguns escritores exageram demais, querendo fazer com que a história da ordem se confunda com a propria história da humanidade.

    Veja esse artigo sobre “Africa – As Origens da Maçonaria”:

    http://www.maconaria.net/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=191

    Achei muito apelativo, já que nada ali tem relação com a ordem. Não acho que há necessidade disso. Existem ótimos materiais na Ordem, e muita coisa para ser abordada. Por tudo que você já publicou no site, imagino que o Irmão deva concordar comigo.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caríssimo,

      Também achei “forçado”. Principalmente porque o título é chamativo o suficiente para levar qualquer um, que tenha um real interesse sobre origem da Ordem, a ler o texto.

      No mais, agradeço o elogio.

  7. Paula says:

    Oi, estou namorando um maçom. O que é muito inesperado para mim, já que sou de família inteiramente protestante. Inicialmente, coloquei de lado o meu preconceito, entretanto, tive a oportunidade de conhecer um templo por dentro e vi muitos símbolos considerados pagãos ou satânicos. Estou tentando nem questionar a simbologia, mas de tudo que eu vi, infelizmente, me deparei com algo que não me pareceu normal. Um crânio humano em uma loja. E um crânio de verdade. Você não acha que é meio difícil para as pessoas não-maçons verem isso com naturalidade?
    Estou tentando me manter cética, mas é muito complicado, já que a maçonaria se utiliza exatamente dos símbolos que a humanidade inteira aprendeu a temer.
    Confesso, que antes não associava a maçonaria a Lucifer, mas depois dessa estou seriamente tendenciosa a acreditar que ambos têm sim alguma relação. Vou dar mais uma olhada pela sua página, quem sabe as informações me esclareçam melhor e me deixem mais segura em relação a esse relacionamento

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Paula,

      Tenho certeza que se você continuar a ler o Blog, com calma, irá ficar bem mais tranquila. Não há nada na Ordem que possa estar em desacordo com nenhum dos segmentos protestantes/evangélicos.

    • Fernando Nunes says:

      Paula,

      A cabeça (crânio) representa a morte de João Batista o precursor de Cristo, que pode significar para eles (satanistas) uma grande vitória.

  8. 25 says:

    Quantas bobeiras vocês falam, isso tudo porque vocês não sabem nada o que acontece em nossas reuniões em loja. procura um pouco sobre a abolição dos escravos, Tiradentes, independência do Brasil e se tiverem um olhar mais clinico verão que se trata de atos maçonicos. Nós maçons livres não decidimos quando queremos ser, e sim somos convidados devido ao que fazemos perante a sociedade. Infelizmente esse conhecimento é para poucos e felizmente nunca saberão ao certo o que envolve uma reunião em loja maçonica. Você que chama a todos de caríssimo estude um pouco mais e deixa de lado esse charlatanismo.
    .’.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caríssimo,

      O que me entristece mais é ver Irmãos como você (os quais já apareceram muitos aqui) que chegam dessa forma, demonstrando essa ignorância sem fim e fazendo uma crítica sem SEQUER ter lido o Blog. E, quando falo que nossos membros são despreparados, me refiro a esse tipo de atitude.

      Se você tivesse se dado o MÍNIMO DE TRABALHO e lido pelo menos os dois ou três primeiros Posts desse Blog, entenderia qual é a Proposta. Mas não, você lê o nome “Maçonaria e Satanismo” e pressupõe que se trata de alguém falando que Maçonaria é Satanismo.

      Inclusive, eu fico até feliz que as pessoas realmente não saibam como funcionam as nossas reuniões, porque enquanto temos Lojas excelentes, que realmente se dedicam a debater ideias e dar as instruções necessárias para que o membro compreenda a Ordem em que ele está inserido e possa ser um diferencial para a sociedade, outras Lojas se preocupam com o simples “abrir e fechar” de reunião, não se preocupando com o verdadeiro preparo do membro na Arte Real.

      É realmente muito deprimente ter que ver essas coisas. Mas se você quiser, meu Irmão, fique à vontade para APRESENTAR o que você discorda, em qualquer Post, e pode ter certeza que eu terei muito prazer em esclarecer.

  9. Dirceu says:

    Belíssima obra Irmão. Estou lendo os textos um atrás do outro. Me foi recomendado em Loja e gostaria de parabenizá-lo por esse magnpifico trabalho. TFA

  10. SERGIO.M says:

    quais os “os Caminhos possíveis de se percorrer dentro dela”?

  11. Maicon says:

    Querido Ir.’., Gostaria de parabenizá-lo pelo otima obra apresentada. Para um Ir.’. novo como eu, chega a ser viciante. Pedirei a palavra e Indicarei vosso site em loja.
    TFA

  12. Rodrigo Eleuterio says:

    Esse Blog é muito bem estruturado parabéns, os post sempre vem com um bom nivel de explicaçao, so tenho uma duvida, tem algum post mais antigo que explica desde do começo sobre maçonaria, algo bem generico, que seja resumido.
    Obrigado Rodrigo …

  13. Galvão says:

    Está de parabéns meu Ir.’., o conteúdo de seu blog é ótimo. Li diversos posts e me agradei, por isso te agradeço. Voltarei mais vezes.
    TFA
    monge

  14. Társis Valentim Pinchemel says:

    Só queria agradecer por tudo que aprendo por aqui!

    Espero que continue trabalhando nesse formato de Séries. Por ser um blog fica muito mais fácil lê-lo dessa forma.

    Gratidão por distribuir seu conhecimento.

    TFA/PP

  15. ivo says:

    Estou lendo os post na ordem em que foram escritos. Perdoe o fato de comentar quase todos, depois de dois ou tres anos. Já escreveu um livro sobre o conteúdo do Blog? Em caso negativo, sugiro que o faça. Serei um dos primeiros a comprá-lo.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caríssimo,

      Já me passou pela cabeça sim (e até já recebi um convite para tal), mas pretendo esperar um bom tempo ainda. Por hora, esse blog já está de bom tamanho para mim. Vamos ver até onde isso vai.

  16. BOLODÓROS says:

    Prezado(s)

    Eu me pergunto. Para quê, querer saber algo que é dito como discreta. Que possui segredos as quais os membros fazem gestos simbólicos de cortar o pescoço, ser estripado se abrir o bico e coisas assim?

    Porquê, alguém em sã consciência acharia que teria estas respostas?

    Desculpe-me o autor, mas o que é a maçonaria é um mistério que não será respondido por nenhum masson.

    O que tenta o blog como a maioria das pessoas incumbidas de fazer este trabalho é o de desmistificar os fatos que levam as pessoas a acreditar que é coisa do CAPETA,DO XIFRUDO, DO COISA RUIM.

    Por mais que a Maçonaria tente fazer este trabalho, pra mim. É TEMPO PERDIDO. Ninguém vai saber e a Maçonaria não vai contar. Nem os irmãos sabem direito o que significa um ritual quanto mais um leigo.

    Se bem que tentar saber o que é maçonaria é muito melhor que assistir novela, se divertir com assassinatos e coisas do tipo humor negro.

    Digo que estudar os símbolos da forma como é apresentado a um não iniciado já é de grande valor, mas de difícil utilidade prática, já que não é ensinado com aplicar as ferramentas, em que circunstâncias, e tudo fica a merce da criatividade do leigo.

    Enfim, acho que o Arquiteto tem de tudo la dentro, o que realmente faz da maçonaria ser o que é. Deve ter aproveitador, deve ter cara Mesquinho, Revoltado, com raiva da vida, desiludido, canalha, e um monte de caras melhorados mas nada do que eu sozinho não possa fazer por mim mesmo para me tornar um humano melhor.

    Enfim, pra mim pergunta das quais não quero saber a resposta porque sei que ninguém de fora vai saber realmente o que é.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>