Referências Bibliográficas / Maçonaria e Satanismo

Esse será o Post que será possível apresentar uma bibliografia para o aprofundamento do leitor que quer encontrar essas informações e compreender o universo em que elas estão envolvidas – a partir do que já foi visto até agora.

Claro, neles a informação não vem de forma tão simples e objetiva – e alguns podem achar maçante. Entretanto, recomendo fortemente que, ao iniciar a leitura, siga em frente com ela.

É muito difícil ter a compreensão plena do universo que você está estudando sem conhecer o todo.

Devo dizer também que não é possível compreender todo esse universo em um único livro. Se fosse, os maçons teriam a chance de ter um preparo bem melhor do que tem hoje em dia.

É claro que, quando se lê um livro buscando algumas informações específicas, você pode até não estar interessado em “todo o resto” que ali está, por isso recomendo que as obras não sejam lidas dessa maneira. Afinal, se você está aqui (neste blog) e o assunto lhe interessa, não há porque achar que algo é irrelevante, dentro destes contextos.

Cristianismo

  • A História do Cristianismo – Paul Johnson
  • Mero Cristianismo – C. S. Lewis
  • O Crime dos Papas – Maurice Lachatre
  • O Livro Negro do Cristianismo – Jacopo Fo, Sérgio Tomat, Laura Malucelli

As obras “A História do Cristianismo” e “Mero Cristianismo” são uma ótima combinação da História e da Filosofia do Cristianismo. O 1º certamente é capaz de lhe situar em cada um dos séculos de existência do cristianismo (apesar de parecer tão grande quanto a própria bíblia). O 2º certamente vai te deixar uma pessoa bem mais “católica” (seja lá qual é for o sua ideologia). É realmente um livro muito bom.

Os outros dois tratam das questões controvérsas. No entanto, as informações são verificáveis e, no final das contas, dependerá do seu julgamento. Nessas obras é mais importante conhecer e entender os pontos polêmicos do cristianismo (visto de ambos os lados) do que defender uma posição que seja à favor ou contra.

Satanismo

  • A Biblia Satânica – Anton Lavey
  • A Revolução Luciferiana – Adriano Camargo
  • Além do Bem e do Mal – Friedrich Nietzsche
  • Pilares de Tubalcaim - Michael Howard

Você deve estar achando estranho que eu recomende,  por hora, apenas um dos livros de Lavey e outros que são mais diretamente voltados para a filosofia e tradição do Satanismo. No entanto, isso é exatamente o que você precisa.

A Bíblia Satânica, obviamente, é o material que vai permitir o aprofundamento na ideologia Satânica. O livro do Adriano Camargo trata dos mitos e referências que vieram a fazer parte dos caminhos satanistas. O terceiro (uma bela obra de Nietzsche) será uma excelente reflexão acerca da filosofia “raiz” de todo esse processo (esse certamente será o livro mais complicado dessa lista). Por último, um livro sobre a tradição satânica em geral.

Maçonaria

  • Moral e Dogma do REAA – Albert Pike
  • Uma Radioscopia da Maçonaria – Nicola Aslan
  • Maçonaria | Símbolos, Segredos, Significado - W. Kirk Macnulty
  • As Origens do Ritual na Igreja e na Maçonaria – Helena Blavatsky
  • Origens do Misticismo na Maçonaria – José Castellani
  • As Origens Ocultas da Maçonaria - Mark Stavish
  • Maçonaria e o Nascimento da Ciência Moderna - Robert Lomas
  • Maçonaria | Escola de Mistérios - Wagner Veneziani

Aqui estão os livros para dar prosseguimento as referências maçônicas feitas por aqui. Existem muitos escritores de muitas “escolas” diferentes – dentro da Ordem – e é importante conhecê-las para que seja possível fazer um julgamento mais pleno.

Espero que você faça um bom proveito dessas obras.

This entry was posted in Maçonaria, Satanismo. Bookmark the permalink.

21 Responses to Referências Bibliográficas / Maçonaria e Satanismo

  1. Leonardo R. A. says:

    Muito bom, assim que puder irei adquiri-los e lerei-os.

    Este universo é tão vasto complexo que se torna complexo, porém sendo simples ao mesmo tempo…

    Obrigado pela ajuda

  2. Titânia says:

    Obrigada! Era exatamente o que eu procurava: conhecer um pouco mais a maçonaria e conhecer mais a fundo a história do cristianismo, porém não sabia em que obras procurar esse conhecimento. Gostaria de saber se o autor poderia me passar as obras em que adquiriu conhecimento sobre Lúcifer e Prometheus, pois não encontro obras não-fictícias que falem de Lúcifer e procuro ansiosamente por uma.

    Abs

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caríssima,

      Não sei se ficou claro para mim.

      Sobre as lendas do “anjo caído” ou, sobre o Titan “Prometheus”, existirão ótimas obras para pesquisa (e ainda haverão Posts no Blog diretamente relacionados a eles).

      Caso a pergunta tenha sido direcionada à relação que existe entre Lúcifer e Prometheus, as obras já estão aí.

      Pike é um dos que cita o fato de terem criado uma falsa lenda sobre Lúcifer. LaVey fala, claramente, sobre Lúcifer ser o Deus Romano. E, o “Livro Negro do Cristianismo”, nos atenta para a relação “Lúcifer/Prometheus”.

      No entanto, nesse caso, não há exigência direta de uma fonte, para dar credibilidade. A fonte é apenas um caminho para nos fazer pensar sobre isso e, a partir daí, fazer uma pesquisa da semântica das palavras e encontrar alguma referência de que, realmente, não havia uma forte associação de Lúcifer com a figura do demônio, até o início do século XX.

      Quer uma?

      As caixas de fósforo (phosphoros) se chamavam……….. (veja por você mesma): http://www.flickr.com/photos/97781392@N00/319549182

      Era assim em vários países (em alguns ainda é).

      Se sua dúvida não era nada disso, basta informar que eu tento respondê-la da melhor maneira possível.

      • Titânia says:

        Lerei as obras citadas acima assim que puder! Realmente, impressionante essa imagem da caixa de fósforo que infelizmente, é um tapa na cara de muitos. Obrigada pelo esclarecimento e pela publicação da referência.

  3. Rogério Carvalho says:

    Prezado irmão,
    É fácil conseguir todos esses livros em qualquer livraria? Outra coisa, em relação à Bíblia Satânica, o livro que eu conseguir é de fato o utilizado pelos satanistas? Pergunto isso, porque não é de agora que ouço dizer que a verdadeira Bíblia Satânica, somente eles teriam em suas reuniões.

    Grato!

    Rogério Carvalho.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caríssimo,

      Os livros apresentados no “Cristianismo” e no “Satanismo” sim. Já os de Maçonaria, talvez seja preciso comprar pela net. No entanto, não são difíceis de se encontrar.

      Essa história de “Bíblia Satânica secreta que só existe nas reuniões” é conversa. Experimente procurar uma galera do Satanismo de LaVey e ir a uma reunião. Muitos nem conhecem essa história e, quem a conhece, acha graça dela. Mas tem Satanista que ainda brinca com isso. Da mesma forma que muitos ainda brincam (com religiosos fervorosos) que eles são um grande culto ao Demônio (pra ver a reação do próximo mesmo).

  4. Denise says:

    Achei legal ver o nome do C. S. Lewis ali como autor de uma obra sobre cristianismo…nunca senti necessidade (dentre mil coisas que pretendo ler), de me aprofundar na questão ou de ir atrás de outras obras dele, mas ao ler as crônicas de nárnia, comentei com meu marido como a história toda parecia ser metáforas para jesus, desde o inverno e os presentes do papai noel até o leão sacrificado e ressuscitado… legal ver que ele realmente teve inspiração para a obra no cristianismo….

  5. Maria Paula says:

    Vai ser minha leitura para as férias ^^

  6. Thales says:

    Ótimo Post.
    Este blog virou uma das minha leituras diárias.
    Poderia me Dar uma mãozinha? aonde acho para comprar a Biblia de LaVey?
    Achei no ML por 500 Pratas… Não disponho de 500 pratas por um Livro usado…
    Abraços e Paz…

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Não vale a pena mesmo. Você pode baixar pela Web. Caso não encontre, me mande um e-mail que eu lhe envio.

  7. mara says:

    Fico a me perguntar, se os satanistas usam de todo o sofisma da linguagem e compartimentos das comparações para se autodenominarem como heróis sobreviventes de cruzadas e inquisições, pelo visto, se julgam também o lado do bem e como tal; julgam-se Deus no lugar de Deus, ja que além de dizerem-se antropocentricos dizem que Deus seja uma força/poder impessoal e não pessoal. ESPECIE DE VISÃO PANTEISTICA.
    Pergunto-lhes: Será que as leis do universo são a favor da teoria/satânica de que satanaz é apenas uma elocubração nascida da religião ? E que os satanistas saibam tudo, e estejam acima de si mesmos; acima das leis deisticas,acima de todas as potencialidades de cada individúo em especial ? Pergunto: Por que só a religião católica é sempre o BODE EXPIATÓRIO para os satanistas se desculparem de suas liberdades de luz, quando vivem nas “sombras da fonte das insatisfações” ? Claro que a religião católica É o mal na terra !
    É a cegueira que escondea luz ! Contudo não é também os satanistas a

  8. SERGIO.M says:

    Admin, em uma nova oportunidade sugira se achar viável o livro de Peter Gilmore, “as escrituras satânicas”

    Saudações.

  9. Eder G says:

    Ola, fiquei com uma duvida, talvez infantil ou talvez será respondida mais adiante.
    Se shaitan representa o verdadeiro demônio e nao Lucifer, porque a doutrina se chama Satanismo? digo, já que a intensão é explicar que o satanismo nao cultua ao demonio. Porque não nomearam com algo de Lucifer ao invés de Shaitan?

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caríssimo,

      Como já respondi essa questão em um outro post, vou replicar a resposta aqui:

      “O Satanismo utiliza desse nome por ter Satan, “o adversário” (que é o que esse nome quer dizer), como base para os seus ideais, mesmo considerando Satan um personagem.

      Tem esse nome porque a ideologia do Satanismo é exatamente a ideologia da “libertação”, que são os ideais de Satan. Leva esse nome não por acreditar que Satan seja um Deus, mas sim por seus preceitos (ainda que ele seja considerado um personagem). É como o Platonismo, que segue os preceitos de Platão. Como você vê, não é um grande absurdo o Satanismo ter esse nome.”

  10. O HERMETISTA says:

    Acho que estou perguntando algo que já deveria ter entendido melhor após as leituras dos post infra, porem gostaria de entender melhor as diferenças e relações (se existirem relações) entre o satanismo e o luciferanismo pois as duas são condenadas pela igreja como sendo ‘do diabo’ certo?! no entanto parece haver uma grande diferença no que Pike descreve como lucifer e Lavey descreve como satã… Quando Pike se referiu a Adonai como adversário de lucifer numa luta pela salvação humana é afirmou que lucifer é o ‘deus do bem’ podemos concluir que Adonai é satã para este pensador?

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caríssimo,

      A diferença entre o Satanismo e o Luciferianismo realmente é um pouco extensa de ser explicada e certamente não caberia nessa resposta. No entanto, fique tranquilo pois nessa nova série que irá começar teremos um texto para explicar essa diferença.

      Já com relação aos dois seres, quando o personagem Satan aparece em citações ocultistas ele geralmente está representando a ideia de “oposição”. Ele é aquele que choca, desafia, impôe a justiça e prega o famoso “olho por olho, dente por dente”. Já o personagem Lúcifer é aquele que traz luz e busca sempre a iluminação. É o eterno buscador.

      No caso da suposta citação de Pike, você pode sim fazer essa associação. Adonai, sendo uma das representações da Justiça Divina, poderia ser associado a figura de Satan, que é oposta a figura de Lúcifer.

  11. Bruce says:

    Olá autor do blog,

    Você já leu o livro “Lex Satanicus: O Manual do Satanista”, escrito pelo Morbitvs Vividvs? Se sim, o que achou?

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caríssimo,

      Particularmente, gosto do livro e da forma que ele apresenta os princípios do Satanismo!

  12. BOLODÓROS says:

    Se ninguém ai ouviu falar em

    Phlip Schneider, Alex Collier, Jean Val Ellen, David Icke, caso prato do brasil, chico penteado, o cara dos eram os deuses astronautas, tradução das placas cuneiformes sumérias, a relação geométrica das piramides no planeta terra, Reptilianos, Conspiração Nazi alienigena, armas nazi, ocultismo no nazismo e tudo que puder sobre todas as tecnologias ainda não disponíveis, teorias quanticas sobre o que é este universo.

    Acho bom pensar no assunto ou continue lendo livros da sua religião e esqueça que o universo existe.

  13. valmy pereira dos santos says:

    caro migo foi muito esclarecedor,para min por não ser maçom mais respeito e defendo a filosofia maçonica. grande abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>