Satanismo e o Renascimento

Satanismo e Renascimento

Neste post, iremos falar sobre a primeira ideologia que, verdadeiramente, envolveu o satanismo no mundo.

Desde já, deixo informado que o Satanismo apresentado aqui não segue exatamente a filosofia plena do satanismo em si, mas é toda a base que deu origem ao mesmo.

Não irei adiantar os detalhes antes de chegar no próximo post, portanto, não irei parar para corrigir os pontos do satanismo que seguiram adiante e, os pontos que não seguiram.

Esse será o assunto para o próximo Post onde falaremos enfim sobre o que é o Satanismo.

Sem me alongar mais, vamos começar.

O Período do Renascimento

O Renascimento foi o primeiro movimento que veio combater aquele período da Idade Média, do qual falei no Post Satanismo na Idade Média.

Ele leva esse nome por ser o retorno de várias ideias antigas, da época anterior a Queda do Império Romano, que foi o período onde todo o saber acadêmico começou a ficar comprometido.

Esse período era o “renascimento” de toda essa época. Era a descentralização do poder da Igreja, que se considerava o único intermédio para se chegar a Deus – e dominava o homem, em virtude disso.

Alguns datam o Renascimento como tendo surgido no começo do Século XIV (1300) com a Obra a “Divina Comédia”, de Dante Alighieri – e tendo terminado no século XVI.

Seu primeiro século foi limitado aos Estados próximos a Região Italiana e só no século XV começamos a ter esse desenvolvimento no resto da Europa, que é a data onde tivemos a Queda de Constantinopla (1453) – data oficial do fim da Idade Média.

No último século do Renascimento surge o Renascimento Humanista, ou apenas “Humanismo”, que é o ponto que nos importa aqui.

O Humanismo era a filosofia que colocava o Homem como centro do Universo, apresentava uma oposição ás autoridades metafísicas. Deixava o sobrenatural de lado para dar prioridade ao homem.

Foi nesse cenário que algumas correntes de pensamento começam a surgir como a Kaballah Cristã, a Filosofia Alquímica e Oculta e o Satanismo.

Na época, essa ideologia não era conhecida como Satanismo (a não ser pela Igreja Católica, que já denominava tudo como Satanismo), mas pode ser considerado assim, já que as bases ideológicas estavam alí.

Foi também um período em que a informação voltou a ser acessível (na medida do possível). As pessoas agora poderiam fundamentar seus questionamentos sob a luz de novos conhecimentos.

Uma Nova Luz Para Novos Questionamentos

Como exemplo, surgiram os primeiros questionamentos com relação a Gênese Bíblica.

Surgia a dúvida de “porque Deus, com toda a sua grandeza e sabedoria, iria destruir a humanidade, como ocorreu no Dilúvio, se ele, na condição de ser onisciente, sabia do passado, presente e futuro do homem”? E, por favor, não responda que é por causa do livre arbítrio. Esse argumento já era falho desde aquela época (mas falemos disso uma outra hora).

Questionavam-se sobre um “Deus Mau” (que estava presente no Antigo Testamento) e que era bem diferente do “Deus de Amor” (do Novo Testamento). Afinal, para os que nunca pensaram nisso, o Deus do Antigo Testamento passa a IMPRESSÃO de ser cruel e vingativo (bem diferente do Novo Testamento, onde “Deus é Amor”).

É importante esclarecer também que todo esse questionamento era o mais puro e sincero possível. Vinha da vontade e da liberdade, pela primeira vez explorada, de poder questionar e buscar a verdade. E essa busca era tão sincera quanto as suas perguntas.

“Se Deus era mesmo dessa forma, será mesmo que ele é o nosso verdadeiro Deus? Não poderia, o homem, estar sendo enganado? Não poderia, a Igreja, estar tentando nos enganar?”

Entendem do que se tratava?

Longe de qualquer rebeldia sem sentido, era um questionamento verdadeiro vindo de sinceros buscadores da verdade.

É nesse momento que, Satan aparece, como personagem.

Satan, O Adversário De Deus

Satan é aquele que aparece, de repente, na Bíblia – no Livro de Jó – para desafiar Deus a testar a confiança dos homens. Lembrando que não há qualquer história que relate sua origem.

A palavra que o designava na Bíblia, em hebraico, era Shaitan – que significa “adversário”. Não existe na Bíblia aquela história onde Deus cria um Inferno para ele só porque ele questionou o Poder de Deus. Essa história vem de uma tradição e foi absorvida pela Igreja Católica. Shaitan era o “adversário” de Deus – e apenas isso.

No livro de Jó, Shaitan desafia a Deus e diz que se ele tirasse tudo do homem, esse mesmo homen não mais o veneraria como seu Deus.  E Deus permite que isso aconteça.

A vida de um homem (Jó) é destruída para que Jeová provasse a Shaitan que sim, o homem continuaria a adorá-lo, mesmo que tudo lhe fosse tirado.

Shaitan passa a ser um exemplo de liberdade que caracterizava muito bem a mentalidade da época.

Ele foi àquele dentre os demais anjos que questionou o trabalho do Senhor Deus, aquele que não poderia ser questionado.

O que era o Humanismo senão a personificação da personalidade de Shaitan, aquele que se Libertou, a mente que questionou? Esse era o homem do Renascimento.

O homem passou a ser o centro do universo, aquele que merecia ser reconhecido como tal – além do mais, foi graças a essa ideologia que hoje temos as belas obras de Michelangelo e DaVinci; de Rafael e Donatello.

E o que vem depois disso?

Bem, só no próximo Post, onde falaremos do Satanismo Moderno para, finalmente, entendermos  o que ele realmente  é.

Veja Também

Maçonaria e Satanismo / Proposta
O que o Satanismo NÃO É
Satanismo na Idade Média
Satanismo e o Renascimento
Satanismo de LaVey / O Verdadeiro Satanismo
Principais Preceitos do Satanismo de LaVey
Referências Bibliográficas / Maçonaria e Satanismo
This entry was posted in Satanismo. Bookmark the permalink.

20 Responses to Satanismo e o Renascimento

  1. Pingback: Satanismo de LaVey | |

  2. Müller says:

    O ocultismo “prático” surgiu nessa época? Imagino que, como os manifestos Rosacruz foram em 1616, já devia haver ocultistas antes dessa data, mas não conheço registros disso.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Pode-se dizer sim que o ocultismo prático já existia nessa época, mas não por movimentos Rosacrucianos. Não existe qualquer documento que faça referência a Rosacruz, antes de 1616.

      Neste século (XVI) temos, como exemplo de Ocultistas, o grande Cornelius Agrippa (Três Livros de Filosofia Oculta) e John Dee (da Magia Enochiana). Um século antes já tínhamos Pico Della Mirandola com o desenvolvimento da Kaballa Cristã (que eu cheguei a citar nesse texto).

  3. Aécio says:

    Kaballa Cristã? Qual a diferença dela para a Hermética?

    Parabéns pelo blog, está muito informativo.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Eu demoraria mais do que um Post para explicar isso. As diferenças práticas são enormes, no entanto, conceitualmente, elas são iguais, já que as mesmas regras e preceitos são aplicadas.

      Elas só são diferentes na prática porque, aplicar essas “regras” no Cristianismo certamente vai produzir um resultado diferente do que aplicá-las no Hermetismo.

  4. Ernani says:

    Só um erro de digitação ao citar a “Divina Comédia”, você escreveu “divida”.
    Parabens pelo blog.
    Estou devorando cada entrada ferozmente!

  5. Anônimo says:

    Pq a maçonaria não admite mulheres?

  6. wellis says:

    o que lucife tem a me oerser apos minha morte se deus tem ao paeraiso e gozo eterno a me da!. ??, . qual a origen do diabo?, porque usa tantas coisas horriveis chifre pe de bode, cara de animal e verme saindo da barriga, ao inves de assas brancas e beleza extrema ja que e o rei de tudo e da verdade , sera que a verdade e mentira!, o abeleza e a feiura! rsrsr, obrigado, o site e mesmo uma drogra

    • wellis says:

      descupe tem alguns erros de degitaçao

      Oque lucifer tem a me ofereser, apos minha morte ? , deus tem o paraizo e gozo eterno e paz!. e sathã?
      qual a origen de lucife, e asmodeus belzebu,astharot.belial…. sao mesmos grandes principes quem e o mais poderozo e quem e o verdadeiro senhor do inferno!, quando eu parte deste plano, lucife me dara oque dor, fogo e muinta agonia? me explica, estou coriozo e arrespeito do candoble!, e tanbem coisa do diabo?
      agradeço se responder, pois sou muinto facinado com o ocultismo, mas estou proucurando ainda a minha base espiritual!

  7. Maria Clara Lobosque says:

    Gostei muito deste post , pois explica desde o começo como tudo aconteceu ! Obrigada por essas informações, já li o post que dá continuação á esse e você está de parabéns , adorei o blog e conheci muito bem o que eu sempre tive dúvida

  8. Celsus says:

    Muito bom o texto, é legal ver um pouco de história verdadeira, e não a contada pela Igreja.

    Uma pergunta:

    Shaitan seria Lúcifer? Pois na Bíblia, em nenhum momento é dito isso. ( se bem que, oras, nem eu acredito muito na bíblia)

    Abraços!

  9. Jeferson Y Castro says:

    O blog é ótimo! E por enquanto acrescentou pouco ao meu conhecimento! Mas estou nos primeiros posts né!

    Bela referência as “tartarugas ninjas” no final do post!(acho que 90% da população nunca prestou atenção em todo o ocultismo por trás desse desenho… E vários outros!)

    Parabéns people! (:

  10. O HERMETISTA says:

    De novo bastante confuso

    “….Foi nesse cenário que algumas correntes de pensamento começam a surgir como a Kaballah Cristã, a Filosofia Alquímica e Oculta e o Satanismo…..”

    Parece desnecessário dizer aqui que certos ritos são ANTIGUISSIMOS.
    Ficou claro que o humanismo e o satanismo tem por principio “o homem como centro do universo” porem, é importantíssimo saber o que vem primeiro, “o ovo ou a galinha” “?”
    Abraços.

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      “Parece desnecessário dizer aqui que certos ritos são ANTIGUISSIMOS.”

      Sim, meu caro, é tão desnecessário que sou obrigado a perguntar: O que isso tem a ver com a afirmação que você destacou do texto?

      O que já existia anteriormente não muda a minha afirmação sobre as correntes que começaram a surgir nessa época.

      Abraços

  11. Bruce says:

    “Ele foi àquele dentre os demais anjos que questionou o trabalho do Senhor Deus, aquele que não poderia ser questionado.”

    Na Bíblia, em Jó, está escrito que Satan era uma pessoa ou um anjo? Em alguma parte da Bíblia diz que Satan era um anjo?

    • Maçonaria e Satanismo (admin) says:

      Caro Bruce,

      No livro de Jó a referência não é clara. Veja: “E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.” (Jó 1:6-7)

      No entanto, durante a Bíbia existem pequenas passagens que foram servindo como uma “colcha de retalhos” para se estabelecer a história de Satan como, por exemplo: “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” (Apocalipse 12:9)

      Porém, são apenas pequenas partes como essas. Quando você encontrar uma “história de Satan” que seja rica em detahes e em quantidade de conteúdo (como as que contam que anjo lutou com quem, quais anjos caíram primeiro, quais eram da primeira leva dos que se rebelaram e etc), pode ter certeza que não se trata de questões bíblicas e sim de uma “tradição” que foi acrescentando detalhes (a partir de diversas fontes) e que, na melhor das hipóteses, se utiliza desses pequenos trechos bíblicos.

  12. BOLODÓROS says:

    Enquanto nós estamos aqui falando de livros, ou desculpe-me de DEUS, porque deus é um livro, ou vários deles? escreveram os livros e eles são a arca de noé pra nós. Enquanto isso, em diversas partes do universo, bilhoes e bilhoes de galáxias e dentro delas bilhoes e bilhoes de formas de vida, em trilhoes de planetas vagueando pelo universo, enquanto a a galáxia de andromeda está a caminho de se fundir a nossa, ou vise versa, ou as duas uma em direção a outra, enquanto existe a possibilidade de que alienigenas estão planejando o fim do homosapiens para povoar a terra com um nova espécie mais capacitada, Enquanto os mutantes reais estão nascendo entre nós. E estamos vendo novela,

    Bem, eu não sei direito, mas não imagino desde quando e o que fazem os satanistas. Acredito até, que se o capitalismo explodir no dia seguinte, nenhum satanista sai plantar nada além de feijão. e que na selva ele não passa de um filhote de macaco rescem nascido perante os perigos que os rodeia.

    SEM CRITICAS MANO, MAS VAMOS FALAR SÉRIO, SE AS FORÇAS OCULTAS PRECISAM DE UM CARA PARA ESTOURAR UMA BOMBA NO PARQUE, SERÁ QUE ELE VAI TENTAR ME CONVENCER DISSO? É LÓGICO QUE NÃO, ELE VAI PEGAR UM CARA REVOLTADO.

    SE ELE QUER REVELAR UMA FORMULA CIENTIFICA, SERÁ QUE VAI SER PRA MIM É CLARO QUE NÃO. EU NÃO ENTENDERIA DO ASSUNTO QUE ELE FALA A NÃO SER UM CIENTISTA QUE SEJA CAPAZ DE ENTENDER.

    FORÇAS OCULTAS EXISTEM. DO BEM. DO MAU. DO MEIO TERMO. E ELAS ESTÃO PROCURANDO GENTE PRA SUAS FUNDAMENTAÇÕES. SEI LÁ PRA QUÊ. DIVERSÃO. REVOLTA. OUTRAS PRA AJUDAR MESMO.

    CARA. AQUI TEM GENTE PRA SE ENQUADRAR A TODO TIPO DE FUNDAMENTALISMO CÓSMICO. E ELES PRECISAM DE MIM E DE VC PRA ISSO.

    O SATANISMO SÓ SERIA DESCOBERTO POR UMA FRASE DE JESUS. PELAS OBRAS CONHECEREIS OS ESPIRITOS.

    O SATANISMO PELO QUE JÁ LI, ESTA TRILHOES DE ANOS LUZ DE SER CAPAZ DE SOBREVIVER NA TERRA SEM A INDUSTRIA E O CAPITALISMO. IMAGINE UM SER NO PLANETA QUE NÃO TEM FUNÇÃO NENHUMA DIANTE DA BIODIVERSIDADE DA TERRA, ZERO, O OCULTISMO NÃO FORMA CIENTISTAS. PONTO, NENHUMA RELIGIÃO PONTO.

    OU EU DIGO QUE O SATANISMO E TUDO É BOM, OU EU EMBRULHARIA TUDO E TODAS AS RELIGIOES JUNTAS E DIRIA É TUDO UMA MERDA SÓ.

    BEM, ACREDITO QUE TODO SER NA NATUREZA TEM SUA FUNÇÃO. O SER HUMANO NÃO SABE NEM ONDE ELE ESTÁ. ELE SABE QUE TEM AGUA, ELE SABE QUE EXISTE FAUNA, MAS E DAI PRA ELE? ELE FOI COLOCADO NUMA JAULA E NÃO SABE NADA, ABSOLUTAMENTE NADA DO SEU PLANETA. MANO PARECE QUE SOMOS EXTRATERRESTRES PERDIDOS AQUI. CAIMOS POR EXEMPLO AQUI A DEZ MINUTOS PORQUE FOI O LUGAR MAIS PROXIMO PRA POUSAR. É ISSO QUE SOMOS. SOMOS OCULTISTAS. TRABALHAMOS PARA OCULTAR O CONHEICMENTO REAL E VERDADEIRO QUE NOS POSSIBILITARIA SERMOS LIVRE DE DEUS DO DIABO E DA PORRA A QUATRO. SOMOS BURROS MESMO MANO. UM BANDO DE VACILAO. ´´E ISSO QUE SOMOS. NUNCA SABEREMOS O QUE É SATANISMO SEJA NA IDADE DA PEDRA NEM DO OURO, NEM DO BRONZE. OCULTISMO SEMPRE EXISTIU, E ADEPTOS SINTONIZADOS COM CADA ENERGIA.

  13. Igor says:

    Sei bem que há diferentes instituições lançando suas teorias e suas diferentes formas de condulta e códigos éticos e inclusive a área científica não foge disso, vira apenas um instrumento na mão de alguma instituição, por exemplo em guerras, a evolução das armas bélicas, vírus, etc. Mas temos a oportunidade de estarmos presentes aqui para compreender tudo isso ou no mínimo aprender o auto-controle, seja por meio da filosofia que te interessa e a do outro não foge deste objetivo… O ceticismo é encarado como a verdade absoluta kkkk, não há como fugir desta busca inata, tudo é um extremismo, tudo tem duas pontas que no final tudo é um só com diferentes graus, o nilismo e o ceticismo são teorias políticas rebeldes contra o meio SOCIAL e só, falta muito fundamento espiritual e oculto em suas bases

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>